Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

topas

No dia 12 de maio, seis alunos do 10.º TGPSI, organizados em duas equipas, participaram no Torneio de Programação para Alunos do Secundário, ToPAS, cuja organização está a cargo do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto envolvendo docentes e alunos de licenciatura.

A direção do agrupamento felicita os alunos que participaram na atividade, congratulando-se pelos bons resultados:

  • 9.º lugar obtido pela equipa formada pelos alunos Gabriel Barbosa, João Marcelo Santos e Rúben Tavares;
  • 23.º lugar obtido pela equipa formada pelos alunos António Valente, Paulo Silva e Saúl Nunes.

Esta atividade proporcionou aos alunos uma oportunidade de demonstrarem, e melhorarem, os seus conhecimentos e capacidades, nomeadamente a destreza na resolução de problemas, conhecimentos de algoritmos, rapidez de programação e o bom espírito de equipa. Além do convívio que uma competição como esta proporciona, o concurso constitui também uma excelente ocasião para conhecer oportunidades e novos contactos. Os alunos foram acompanhados pelos professores Manuel Teixeira e Isabel Louro, docentes das disciplinas técnicas do curso Profissional de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos (TGPSI).

topas2

projetos25