Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

topas

No dia 12 de maio, seis alunos do 10.º TGPSI, organizados em duas equipas, participaram no Torneio de Programação para Alunos do Secundário, ToPAS, cuja organização está a cargo do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto envolvendo docentes e alunos de licenciatura.

A direção do agrupamento felicita os alunos que participaram na atividade, congratulando-se pelos bons resultados:

  • 9.º lugar obtido pela equipa formada pelos alunos Gabriel Barbosa, João Marcelo Santos e Rúben Tavares;
  • 23.º lugar obtido pela equipa formada pelos alunos António Valente, Paulo Silva e Saúl Nunes.

Esta atividade proporcionou aos alunos uma oportunidade de demonstrarem, e melhorarem, os seus conhecimentos e capacidades, nomeadamente a destreza na resolução de problemas, conhecimentos de algoritmos, rapidez de programação e o bom espírito de equipa. Além do convívio que uma competição como esta proporciona, o concurso constitui também uma excelente ocasião para conhecer oportunidades e novos contactos. Os alunos foram acompanhados pelos professores Manuel Teixeira e Isabel Louro, docentes das disciplinas técnicas do curso Profissional de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos (TGPSI).

topas2