Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

Foto peddy Ilda Maria Marques A. Brenha Figueiredo

Para assinalar o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor - 15 de março”, as turmas do Curso Profissional Técnico de Gestão organizaram um “Peddy Paper”, para os alunos do 9.º ano, tendo-se inscrito as turmas: A, D e E.

Esta atividade vai ao encontro da estratégia de Educação para a Cidadania (Sustentabilidade e Economia Circular; Literacia Financeira e Educação para o Consumo), reforçando a importância de um consumo mais esclarecido, racional, baseado em valores sociais e ambientais.

É importante que todos conheçam os seus direitos e deveres enquanto cidadãos e consumidores. É urgente que todos tenhamos consciência dos males que o consumismo do mundo moderno causa à natureza, e que esses males podem e devem ser combatidos. Se cada um de nós fizer a sua parte, então será possível garantir às futuras gerações um planeta limpo, ecológico e sustentável.

projetos25