Pré-Aviso de Greve - 17 de maio

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e Federação Nacional dos Professores, informa-se que, ao longo do dia, poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços e sectores dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Solicita-se aos/às Encarregados/as de Educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

Ilda Ferreira

A Diretora

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

desportopadel

Numa união de vontades, com o objetivo de usufruir das potencialidades existentes no concelho, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, o Centro de Formação AVCOA (Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis) e a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, através dos seus professores de Educação Física, juntaram-se para explorar o espelho de água do Pedregulhal, em Ossela, um local de excelência do nosso concelho, rico em valor patrimonial e ambiental.

Tendo como pretexto a formação em atividades de ar livre que os professores de Educação Física estão a realizar, a freguesia de Ossela foi o cenário de uma caminhada e uma sessão de stand up paddle, onde se constatou o enorme potencial existente para futuras ações educativas a realizar com alunos no âmbito da educação ambiental, cidadania e, naturalmente, outras, ligadas à componente desportiva ao ar livre. Salienta-se a presença do Senhor Vereador da Câmara Municipal Hélder Simões, que sublinhou a importância educativa do local e das atividades associadas ao Pedregulhal, enfatizando o interesse do Município em dar a conhecer aos Oliveirenses os recursos existentes no concelho, para que possam ser utilizados não só para fins educativos, mas também turísticos e de lazer.

Por sua vez, o diretor do AVCOA, professor José Rosa, manifestou a sua total disponibilidade para colaborar na organização de atividades formativas que promovam um maior conhecimento e intervenção na vida do concelho oliveirense. O Adjunto da Direção do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, professor Luís Pedro Silva congratulou-se com a atividade, que poderá trazer mais-valias na formação dos jovens e na ligação à realidade local, sublinhando o dinamismo das parcerias estabelecidas.

Os responsáveis do Serviço de Atividades Desportivas e Recreativas da Natureza do Município tiveram um papel muito relevante, apoiando e enquadrando os professores em formação, facultando o acesso a múltiplas atividades, quer em terra quer na água, as quais poderão ser, futuramente, replicadas com os alunos. São formas de aprender, inspirar e usufruir dos serviços que a natureza oferece.