Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

manuaisescolares

Os encarregados de Educação devem aceder à Plataforma MEGA para obter os Vales que permitirão o acesso aos Manuais Escolares Gratuitos.

unnamed

De acordo com a informação registada no Vale, os encarregados de educação poderão ter acesso a:

  • Manuais Escolares Novos -  o vale  é utilizado para adquirirem o Manual no local que pretenderem. 
  • Manuais Reutilizados  - neste caso deverão dirigir-se à Escola-sede nas datas  indicadas [AQUI].

 


valeeducacao

Os encarregados de educação dos alunos do Ensino Básico receberam informação sobre o VALE EDUCAÇÃO concedido pelo Município de Oliveira de Azeméis. 
 
O Vale Educação foi enviado na forma de código via sms ou e-mail para cada um dos alunos que frequentam a rede pública de ensino.
 
A medida é desenvolvida em parceria com as 10 livrarias aderentes onde o Vale Educação poderá ser trocado por livros de fichas ou material escolar até um valor máximo de 30 euros por vale.
 
Consulte as livrarias aderentes [AQUI]

 


De forma a uniformizar procedimentos, os vários sistemas de gestão escolar (UnicardKids (pré-escolar e 1.º ciclo) e SIGE (2.º e 3.º ciclos e secundário) passarão a ser SIGA. O Município de Oliveira de Azeméis, enviou os dados de acesso a este novo sistema.

Na nova plataforma SIGA, no separador “Cartão Escolar” podem aceder às formas de carregamento (MB/MBway/agentes Payshop). Estes carregamentos deixam de ter custos para os/as encarregados/as de educação.

Nota importante:

  • Carregamentos efetuados MB/MBway/agentes Payshop – dão para todas as despesas;
  • Carregamentos efetuados na escola (EB 2,3 e Secundárias) – dão apenas para despesas de Bar, Papelaria e Secretaria.

Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo que pretendam frequentar o prolongamento de horário, devem manifestar esse seu interesse, na plataforma SIGA, no separador “Candidaturas”.

Fonte de Informação: Município de Oliveira de Azeméis

projetos25