Alunos do 12.º ano à descoberta de Mafra e Lisboa

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.18 adc05d86

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.55 9c5883da

 

Nos dias 17 e 18 de abril, os Ferreirinhas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos,  vivenciaram uma jornada educativa e inspiradora durante uma visita de estudo à vila de Mafra e à capital, Lisboa, acompanhados pelos professores da disciplina de Português, Ana Sofia Rosa, Elisabete Tavares, Fernanda Marques, Maria João Moreira, História A, Márcia Azevedo, Desenho A, Anabela Pereira, e Educação Física, Mário Matos e Nuno Guerra. 

A viagem incluiu locais emblemáticos que proporcionaram uma experiência enriquecedora e culturalmente significativa.


Na manhã do primeiro dia, os alunos dirigiram-se ao ilustre Palácio Nacional de Mafra, um tesouro arquitetónico que cativou os estudantes com a sua imponência e história. Aí, foram transportados para a atmosfera do século XVIII e tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro baseada no romance de José Saramago, “Memorial do Convento”, o que permitiu a consolidação de aprendizagens e um maior conhecimento da obra a nível histórico e social. Ao longo da tarde, os alunos puderam, ainda, usufruir de uma visita guiada pelos corredores e salões do Palácio Real, da Basílica e da magnífica e riquíssima Biblioteca Joanina. A noite foi passada no Parque de Campismo de Monsanto, onde todos foram encorajados a conviver e recarregar energias para o dia seguinte.


O segundo dia de visita começou com uma caminhada pela zona de Belém, onde os estudantes observaram de perto diversos monumentos impactantes para a
prestigiada História de Portugal e espaços culturais, nomeadamente o MAAT (Museude Arte, Arquitetura e Tecnologia), o Museu Nacional dos Coches, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, bem como o Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar.


A visita de estudo culminou com uma experiência única na Assembleia da República, onde todos assistiram a um debate aceso relacionado com a proposta do Bloco de Esquerda “Muito quilómetro para pouco dinheiro: direitos para motoristas e estafetas das plataformas”. Sob a imponente cúpula do edifício histórico (o Palácio de S. Bento foi construído no século XVI e começou por ser um mosteiro beneditino) os alunos testemunharam a “democracia em ação”, absorvendo lições valiosas relativas à responsabilidade e participação cívicas e ao processo legislativo.
Assim, após dois dias de aprendizagem contínua, mas também de muito convívio e lazer, os alunos regressaram à Ferreira de Castro, com mais competências para “atacar” esta reta final do ano letivo, mas também com novas histórias para contar.


Gabriela Baltazar, Margarida Santos e Mafalda Pinheiro, 12.º B


 

Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

viagemlondres

De 6 a 10 de setembro, setenta e nove alunos do atual 12.º ano,  acompanhados pelas professoras Júlia Lopes, Isabel Moutinho, Sandra Lopes, Ângela Costa e Ana Cristina da secção especializada de Inglês, realizaram a habiutual viagem à histórica cidade de Londres para mais uma viagem escolar.

Com o intento de explorar e desfrutar da cidade, o grupo  da Ferreira de Castro partiu euforicamente na tarde do dia 6 com a expetativa de um destino magnificente. Abertos a uma nova aventura, rapidamente acolheram aquela que durante estes 4 dias seria a sua nova casa.

Uma vez chegados a Londres,  os nossos alunos alojaram-se no hotel Holiday Inn onde descansaram da viagem e recuperaram a aptidão física que lhes seria exigida para os restantes dias do Programa.que permitiu ao grupo explorar a cidade de Londres,  ficando a conhecer pontos turísticos tais como - the Big Ben, the Houses of the Parliament, the Westminster Cathedral, St.Paul’s Cathedral, Buckingham Palace, Camden Town, London Eye, Tower of London, London Bridge, Madame Tussauds ....

Numa experiência inesquecível, foram vários os momentos e os espaços onde estes jovens, de forma exemplar, consolidaram o seu enorme interesse cultural,  tendo sido visitados museus como British Museum, Natural History Museum, Science Museum e Imperial War Museum. Por último, mas não menos significante, o grupo da Ferreira de Castro teve a oportunidade de se divertir e cantar ao som do musical Mamma Mia.

Assim, após estes dias repletos de cultura e marcados pela aquisição de novas competências e conhecimentos, é finalmente possível atestar o balanço positivo desta experiência deveras cativante e fascinante mas, sobretudo, memorável !

Joana Barbosa 12.º A

Catarina Martins 12.º A