Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

associacaoestudantesf

No passado dia 20 de dezembro, realizou-se uma cerimónia formal de tomada de posse da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro 2023/2024. A cerimónia teve início com a intervenção da Diretora do Agrupamento, Ilda Ferreira, e do Presidente do Conselho Geral, António Santos, que exortaram a associação a ser um verdadeiro instrumento de amplificação da Voz dos Alunos junto da comunidade escolar.

De seguida, Mafalda Morgado, presidente da Direção da Associação de Estudantes cessante, saudou os elementos da nova associação, realçando as dificuldades da sua tarefa, mas também a sua importância enquanto representantes dos alunos junto da comunidade educativa.

Finalmente, os elementos da associação presentes assinaram o seu compromisso de intervenção e a presidente da Direção, Gabriela Soares do 12.º B, discursou, apresentando as linhas de ação do seu programa de intervenção no espaço escolar. Desejamos os maiores sucessos à Associação de Estudantes e esperamos que a sua intervenção contribua para a qualidade do serviço educativo prestado e para a promoção da felicidade dos alunos.

projetos25