MATRÍCULAS EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º ANO DO 1º CICLO | 2024-2025

De acordo com o despacho normativo n.º 4506-A/2023, de 13 de abril, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio o período normal de matrículas para a
Educação Pré-Escolar e para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.


CASO PRETENDA TRANSFERÊNCIA DE ESCOLA DE ALUNOS DO PRÉ ESCOLAR, deverá neste prazo proceder a nova matrícula para o ano letivo 2024/2025 durante o período referido.


As matrículas recebidas até 15 de maio de 2024, são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior, no caso do Pré-Escolar carecem de autorização superior.


1. Como efetuar a matrícula?
A matrícula é feita, preferencialmente, via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Não sendo possível, a matrícula pode ser apresentada de modo presencial nos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento, o que carece de marcação prévia (contactos: 256666070 ou 968580044 ou 912212501).

horariosecretaria


Consulta [AQUIo documento para obter respostas a estas questões:

2. Que documentos são obrigatórios apresentar no ato da matrícula?

3. Quantas Escolas devem indicar, por ordem de preferência, na matrícula?

4. Que Escolas pertencem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro?

5. Existe alguma influência entre a data de realização da matrícula e a colocação na Escola pretendida?

6. Como se faz a distribuição dos alunos pelas Escolas?

7. Para quem é obrigatória a matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo?

8. Quando poderá saber a Escola que o aluno vai frequentar?

9. Informação.


 ANEXO 1 - Listagem das Escolas do 1.º ciclo e do Pré-Escolar pertencentes ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro - OAZ.

ANEXO 2 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Jardim de Infância.

ANEXO 3 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Escola de 1.º Ciclo.


 

 fciencias fciencias2

(Imagens da visita de estudo à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)

No início do segundo semestre, todas as turmas dos cursos profissionais de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas informáticos e Técnico Programador de Informática, cerca de 80 alunos, realizaram a sua visita de estudo interdisciplinar numa deslocação à Academia portuense, 

No período da manhã, em visita ao Departamentos de Ciência de Computadores e Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, assistiram à demonstração de trabalhos desenvolvidos em diversas áreas (Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Segurança Informática, Sistemas Distribuídos e Redes de Comunicação, Informática ) e a palestras sobre temas de Ciência de Computadores.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de partilhar experièncias com a Associação de Estudantes desta Universidade assim como com os Núcleos de Estudantes de Informática e Matemática Aplicada.

 

isep1  isep2

(Imagens da visita de estudo ao Instituo Superior de Engenharia do Porto - Departamento de Engenharia Informática)

No período da tarde, em visita ao Departamento de Engenharia Informática do  Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP),  participaram em diferentes Oficinas (Laboratório de redes: segurança na comunicação de dados; ⁠Sessão prática de programação de Raspberry PI Pico W - Thonny) e Palestras sobre Cibersegurança, Programação de Robôs.

Também visitaram o museu do ISEP, onde puderam visualizar os primeiros equipamentos que eram utilizados no instituto para lecionação dos conteúdos dos diferentes departamentos.

Esta visita foi organizada pela secção especializada de Informática com objetivo de proporcionar a todos os alunos que frequentam os cursos profissionais na área de Informática ambientes estimulantes para progressão de estudos a nível superior, equacionando futuras parcerias com estas instituições para uma maior proximidade e partilha de conhecimentos em Cibersegurança e Inteligência Artificial, Análise de Dados e Tecnologias Internet das Coisas (IOT).