Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

 teatro

 

Na passada quinta-feira, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro recebeu a tão esperada visita da Companhia de Teatro ETcetera. Os alunos e professores do 8º ano de escolaridade receberam os talentosos artistas para assistir à espantosa peça "Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor" de Manuel António Pina.
Na Sala Polivalente da Escola,  quatro talentosos atores e um encenador da companhia deram vida a um teatro bem organizado. Cada cena e cenário foram cuidadosamente trabalhados e desempenhados, proporcionando uma experiência, que vai ficar na memória, e que ajudou os alunos a interpretar melhor a história deste texto dramático português.

Enquanto os alunos assistiam, ficou nítido o poder do teatro como uma ferramenta educacional e cultural.

Os alunos estavam focados na peça. A cada cena, as suas expressões transmitiam uma mistura de surpresa, admiração e, às vezes, soavam umas gargalhadas. Os olhares presos na atuação revelavam uma plateia entretida, mergulhando profundamente nas emoções e história apresentadas.


No final da representação, os alunos tiveram a oportunidade de questionar os atores e o encenador. Os estudantes colocaram questões sobre as personagens, os desafios enfrentados no ensaio e na peça e até mesmo questões sobre a paixão de cada um pelo teatro. Esta troca não só esclareceu dúvidas, como também inspirou a explorar mais sobre o mundo do teatro.


Para os alunos, esta visita da Companhia de Teatro ETcetera não foi apenas mais uma atividade, foi uma experiência enriquecedora que os inspirou e, definitivamente,consolidaram-se aprendizagens da matéria de português.

Os alunos expressam a mais sincera gratidão à Companhia de Teatro pela emocionante e inspiradora representação. Também queremos agradecer aos professores organizadores por tornarem possível e terem proporcionado esta atividade enriquecedora.

Autor: o aluno Lourenço Cunha 8ºA

projetos25