Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

horta
Como tem sido habitual, de há já uns anos para cá, os alunos da EB do Outeiro, vivenciam o trabalho numa pequena horta.
Esta é uma horta biológica que utiliza composto produzido no compostor, com as cascas e os caroços da fruta consumida pelos alunos, semanalmente, na escola, e também as folhas que caem das árvores.
Este é o primeiro ano em que os alunos do 1.º OUT foram à horta para plantar couve galega. 
Tiveram uma aula no exterior de Cidadania e de Estudo do Meio.

Cada turma irá plantar ou semear um produto diferente que, no final, será colhido e entregue à AMPO, que confeciona as refeições dos nossos alunos.

Depois de questionados sobre a atividade, os alunos referiram que tinham adorado a experiência. No entanto, as tarefas ainda não estão terminadas!... Agora irá dar-se continuidade com a rega e com retirar as ervas daninhas que possam surgir.

Serão formadas as equipas das BRIGADAS DO AMBIENTE que irão dar continuidade a estas tarefas.

O nosso compostor necessita de ser trocado, pois está danificado e não se consegue colocar as cascas, os caroços e as folhas para transformar em composto.

Autores do texto: Turma do 1.º ano

projetos25