Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

geologia

As alunas Carolina Gonçalves, Maria Miguel Neves e Melánie Pinho foram as selecionadas para participarem na fase regional da 10.ª edição das Olimpíadas da Geologia – OPG 2024. Assim, no sábado, dia 16 de março, foram acompanhadas pela professora de Biologia e Geologia, Alexandra Esteves, até à Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, onde conjuntamente com os melhores alunos da zona norte realizaram a prova teórica.

Esta iniciativa, que se destina apenas a alunos do 11º ano de escolaridade, tem entre outros objetivos: dinamizar o estudo e ensino da Geologia nos níveis de ensino pré-universitários, particularmente no Ensino Secundário; incentivar e desenvolver o gosto pela Geologia nos alunos do Ensino Secundário; despertar o interesse pela Geologia e divulgá-la como Ciência e proporcionar a aproximação entre as Escolas e as Universidades com departamentos na área da Geologia, Ciências da Terra ou Geociências.

Nas palavras das alunas: “Foi um sábado diferente, com uma experiência que nos permitiu adquirir muitas aprendizagens e competências no âmbito da Geologia e preparar para os Exames Nacionais. Crescemos ao sair da nossa zona de conforto, e isso é muito bom.”

Agradecemos pela participação e damos os parabéns às alunas!

projetos25