OFERTA FORMATIVA | ENSINO PROFFSSIONAL | 2024/2025

oferteducativa2425

Pré-inscrição deve submeter neste formulário [AQUI].


 

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

saude1ciclo

No dia 16 de abril, a turma do 4.ºano da Escola da Ponte teve uma atividade com a Enfermeira Cláudia Dias chamada «Capuchinho ao pé coxinho». 

Lembrámos que as crianças não devem aceitar, de pessoas estranhas, boleias, pedidos de amizade na internet e não deixar que toquem nas suas partes privadas «íntimas». 

Aprendemos que se essas situações acontecerem devemos falar com um adulto de confiança: polícia, bombeiro, profissional de saúde, professora, pais e familiares. Também podemos ligar para a linha 112 que nos ajuda. 

Foi uma atividade lúdica e criativa, que muito gostámos, e que permitiu desenvolver o nosso conhecimento sobre a prevenção da violência e abuso.

Texto coletivo dos alunos do 4.ºPONT