Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

 mentoriaprofissional

Ex alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (finalistas 2022/2023)  partilharam a sua experiência de formação relativa ao seu percurso no Agrupamento, assim como, a que estão a vivenciar nos cursos que estão a frequentar no Ensino Superior, todos na área da Informática.

Estes alunos realçaram a oportunidade e as boas práticas que o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro lhes proporcionou, tendo-lhes permitido desenvolver capacidades  em ambientes de aprendizagem ativos com experiência dentro e fora de sala de aula (em contexto real de trabalho) o que lhes proporcionou competências e aprendizagens importantíssimas para os  desafios práticos e teóricos que têm de superar no ensino superior.

Deixaram conselhos e orientações para os seus colegas, incentivando-os a aproveitar as oportunidades de trabalho de projeto e a formação em contexto de trabalho, alertados para a relevância dos  stakeholders (empresas) que acolhem os alunos e para a possibilidade de poderem apresentar novas propostas de trabalho. 

Entre as partilhas,  ficou definido um plano de ação de mentoria na área de informática (na área da Programação e da Prova de Aptidão Profissional) para alunos atualmente no 10.º e no 11.º ano. 


 

projetos25