Resultados para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente, não docente e alunos

resultadosdocentes

resultadosnaodocentes

resultadosresultados


 

Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



"Cantar os Reis" - JI do Cruzeiro

janeirasjii

Fomos "Cantar os Reis" pelas ruas de Santiago e terminámos no Lar onde os idosos também nos cantaram algumas canções da sua infância! Estes encontros, que envolvem a interação entre pessoas de diferentes idades, oferecem oportunidades únicas para troca de conhecimentos, valores e experiências! A iniciativa promoveu o contacto com as tradições populares e proporcionou momentos de partilha entre crianças, educadores e a comunidade local.

Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

Cantar dos Reis - EB1/JI de Lações

Cantarreislacoes

Nos dias 6 e 7 de janeiro, os alunos da Escola de Lações acompanhados por professores e funcionários, percorreram os arredores da Escola para cantar os Reis, mantendo viva esta tradição tão especial.
Apesar do frio e de algumas ameaças de chuva, a atividade decorreu com grande entusiasmo e espírito de partilha. As vozes dos alunos levaram alegria à comunidade envolvente, reforçando valores como a convivência, a cultura e o sentido de pertença.
Esta iniciativa proporcionou momentos de aprendizagem e convívio, assinalando o início do novo ano de forma significativa e alegre.


 

Cantar as janeiras

cantarjaneiraslidia

Os meninos do Jardim de Infância de Vermoim foram cumprir a tradição de cantar as janeiras e assim alegrar um pouco os mais velhos, que os receberam com muito carinho e alegria.

IMG 3422 Ana Paula Azinheira

No passado dia 10 de abril, as alunas Beatriz Martins, Filipa Rosa e Mariana Gonçalves (11º D), orientadas pela professora Cristina Almeida dirigiram-se ao IPDJ, em Aveiro, para apresentar o seu trabalho sobre o tema “Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos" (Art. 3.º do Tratado da UE), no âmbito do Concurso Euroescola.

Este concurso é organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República, das Assembleias Legislativas e Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira e os seus objetivos são: Familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias; Consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa e Oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu.
O IPDJ de Aveiro congratulou todos os alunos envolvidos "pelo empenho e dedicação em promover a importância e necessidade da Paz e do Bem Estar no mundo em que vivemos."

Autoria do texto: Filipa Rosa, 11º D

parcerias