ErasmusDays | 13 - 17 outubro

erasmusdays25

(clicar na imagem para conhecer mais)


 

Aviso de abertura de procedimento de candidatura a representante dos alunos no Conselho Geral

A presidente do Conselho Geral, Teresa Jesus, declara aberto, pelo período de 5 dias úteis após a publicação deste Aviso, o procedimento para eleição dos representantes dos alunos no Conselho Geral. 

São elegíveis todos os alunos do Ensino Secundário. O mandato tem a duração de um ano. 

Serão eleitos um representante efetivo e um representante suplente dos Cursos Científico-Humanísticos e outro dos Cursos Profissionais. 

  • Aviso de Abertura. [AQUI]

  • FICHA DE CANDIDATURA [AQUI]

  • LISTA DE SUBSCRITORES [AQUI]

 

Parlamento dos Jovens 25/26

 

 

A Escola de Lações pinta-se de ROSA

 rosa

💗 Escola de Lações pinta-se de rosa pela sensibilização contra o cancro da mama
A Escola de Lações celebrou o Dia Cor de Rosa com uma atividade muito especial que uniu crianças, professores e toda a comunidade educativa num gesto de solidariedade e consciencialização.
Com o objetivo de sensibilizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, o grupo de alunos e o corpo docente criaram um laço gigante feito inteiramente com cápsulas de café reutilizadas. Esta iniciativa aliou a criatividade à sustentabilidade, transformando materiais simples num símbolo cheio de significado.
O laço, que agora embeleza uma das paredes da escola, representa o compromisso de todos na luta contra o cancro e a valorização da união, esperança e cuidado.
Durante o dia, os alunos vestiram-se de cor de rosa e participaram em conversas e atividades sobre a importância da saúde, da empatia e da entreajuda.
A Escola de Lações demonstra, assim, que pequenos gestos podem gerar grandes impactos, inspirando toda a comunidade educativa a participar nesta causa tão importante.
💖 Juntos, somos mais fortes!

tertulia

No passado dia 10 de maio decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, uma tertúlia intitulada “Ferreira de Castro: a Resistência ao Antigo Regime e a Luta pela Liberdade”, promovida pelo Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro e pelo Centro de Estudos Ferreira de Castro, com o apoio da Câmara Municipal, iniciativa integrada nas atividades definidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.


Pretendeu-se simultaneamente, com este evento, assinalar o encerramento da exposição patente nesta galeria de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino deste Agrupamento de Escolas.


Um número significativo de participantes partilhou diversos pontos de vista sobre o notável autor e a sua obra, assinalando ainda a sua relevante atividade enquanto resistente ao antigo regime do Estado Novo, de quem sofreu, como outros escritores daquele período, inúmeros episódios de censura, que limitaram a sua atividade criativa, enquanto permanente difusor de valores humanistas, essencialmente focados na atenção aos mais desfavorecidos.


Foram partilhados textos e episódios significativos da vida e obra deste autor, cumprindo-se assim mais um momento de justa homenagem ao notável Patrono deste Agrupamento de Escolas, que viria a falecer exactamente poucos meses após a Revolução de Abril.

parcerias