Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

filosofia24

No dia vinte e um de novembro, o Agrupamento transformou-se num espaço de reflexão e diálogo, acolhendo a celebração do Dia Mundial da Filosofia. Neste dia, as atividades, organizadas pelas docentes da Secção Especializada de Filosofia, consistiram na distribuição, ao almoço, junto com os tabuleiros da cantina uma “Sopa de Letras Filosófica”, a realização de uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos e um “Chá Filosófico”.
O “Chá Filosófico” e a exposição de trabalhos, realizados pelos alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos, decorreram na Biblioteca Escolar, proporcionando aos alunos a oportunidade de, a partir da célebre escultura de Auguste Rodin, “O Pensador”, explorar as principais questões filosóficas da atualidade.


O “Chá Filosófico” contou com três sessões, duas de manhã e outra de tarde, que tiveram como ponto de partida a discussão de temas como a relação entre a ética e a inteligência artificial ou a importância de assumir uma atitude crítica perante o mundo. Esta conversa foi enriquecida por momentos inspiradores, nos quais poemas foram declamados com maestria e músicas ecoaram pelas paredes da biblioteca, por alunos dos 10.º e 11.º anos.
As atividades dinamizadas foram um sucesso e demonstraram o grande potencial da arte para enriquecer o ensino da filosofia. A iniciativa contribuiu para criar um ambiente mais leve e inspirador para a reflexão, despertando o interesse dos alunos para temas complexos e convidando-os a pensar de forma mais criativa e abrangente.

parcerias