EB1 Lações une-se ao Rotary Club numa iniciativa de Reflorestação.

rcoazflorestar
O Projeto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar, uma iniciativa do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, deu um passo significativo com uma ação de plantação de árvores que uniu a comunidade escolar e a Federação de Motociclismo de Portugal. No dia 2 de dezembro, os alunos do primeiro ciclo da Escola de Lações estiveram presentes na iniciativa "Vamos plantar uma árvore" na Escola Ferreira de Castro, num esforço de reflorestação e sensibilização ambiental com foco nas áreas afetadas pelos incêndios no ano passado.

O projeto, lançado em dezembro de 2024, visa a reflorestação da área ardida no grande incêndio de setembro daquele ano. Esta iniciativa, que na passada terça feira levou à escola sede de Agrupamento dezenas de alunos do primeiro ciclo da escola de Lações, terminou com a distribuição de uma banda desenhada sobre as árvores da região e com os alunos a irem para o exterior efetuar a plantação, pondo em prática os ensinamentos da disciplina de Cidadania.

Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

logoOLP

Os alunos Rita Costa (8.º A) e Tomás Borges (9.º A), no Escalão A, e  Raquel Costa (11.º E) e Núria Silva (12.º E), no Escalão B, ficaram apurados para a 2.ª fase (fase Regional) da XII Olimpíadas da Língua Portuguesa que terá lugar em Gondomar, no dia 20 de fevereiro. 

A 1.ª fase desta competição, fase escolar, consistiu na realização de uma Prova Escrita com a duração de 60 minutos na qual participaram  34 alunos do  Escalão A (Ensino Básico) e 39 do Escalão B (Secundário).  A Prova foi elaborada pela Associação de Professores de Português e foi aplicada a nível nacional, tendo sido realizada, segundo dados da organização, por cerca de 500 alunos. 

A lista dos alunos apurados do escalão A (básico) inclui 107 alunos, com 180 ou mais pontos, e a lista do escalão B (secundário) inclui 76 alunos, com 176 ou mais pontos. 

Os  alunos do Escalão A contam-se entre os 45 apurados na Região Norte e as do Escalão B entre os 32 apurados na mesma Região.

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são uma iniciativa conjunta da Associação de Professores de Português (APP) com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária de Camões (ES Camões).

Esta iniciativa visa promover o bom uso do nosso idioma pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica de toda a comunidade educativa face ao uso do Português padrão, aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português de Portugal e, entre outros objetivos, promover a educação linguística e literária no ensino básico e no ensino secundário.

 Mais informações sobre esta competição [AQUI]


 

parcerias