Repensar o Silêncio: Uma Jornada de Reflexão no Dia Mundial da Filosofia

diafilosofia

O Dia Mundial da Filosofia, celebrado anualmente na terceira quinta-feira de novembro (neste ano a 20 de novembro), ganhou um significado profundo na nossa escola. Sob o tema "Repensar o Silêncio – Perder a Guerra para Ganhar a Paz", a comunidade escolar foi convidada a ir além da superfície, transformando o silêncio, não em ausência de voz, mas sim num espaço ativo para a reflexão crítica sobre os grandes desafios da humanidade.

A nossa Biblioteca Escolar transformou-se no palco central desta comemoração com uma exposição de trabalhos dos alunos. Associados à exposição, foram também criados dois padlets. Nestes trabalhos, os alunos foram desafiados a confrontar visual e textualmente o paradoxo existente entre o "silêncio imposto" e o "silêncio escolhido". O objetivo foi provocar o debate e estimular a consciência de que pensar a guerra — compreendendo as suas causas, mecânicas e consequências — é o primeiro passo para ganhar a paz de forma duradoura.
O ponto alto da celebração foi a emocionante atuação de alunos do 10.º E, no átrio, que trouxeram a sua voz para quebrar o silêncio, não com ruído, mas com a melodia universal da esperança, interpretando a icónica canção de John Lennon "Imagine". A escolha desta música foi um poderoso lembrete de que a paz não é apenas um conceito académico, mas um desejo coletivo que deve ser ativamente imaginado e construído.

Este Dia Mundial da Filosofia provou que a Filosofia está viva e é relevante. Não se trata apenas de estudar o passado, mas sim de equipar os nossos jovens com as ferramentas necessárias para analisar o presente e construir um futuro mais justo.

As docentes de Filosofia agradecem a todos os que tornaram esta iniciativa possível, transformando um dia de celebração num dia de compromisso ativo com o pensamento, a justiça e, acima de tudo, a paz.

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Assembleia Geral da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro

CONVOCATÓRIA


Assembleia Geral da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro  (APLJFC), 14 horas, sala 33.  A convocatória está afixada no Placard de acesso à Sala de Trabalhos. 

Caso não exista quórum, a reunião decorrerá com os presentes 30 minutos após o horário marcado para o início. 

 Todos os professores em exercício de funções no Agrupamento são associados da APLJFC.


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

logoOLP

Os alunos Rita Costa (8.º A) e Tomás Borges (9.º A), no Escalão A, e  Raquel Costa (11.º E) e Núria Silva (12.º E), no Escalão B, ficaram apurados para a 2.ª fase (fase Regional) da XII Olimpíadas da Língua Portuguesa que terá lugar em Gondomar, no dia 20 de fevereiro. 

A 1.ª fase desta competição, fase escolar, consistiu na realização de uma Prova Escrita com a duração de 60 minutos na qual participaram  34 alunos do  Escalão A (Ensino Básico) e 39 do Escalão B (Secundário).  A Prova foi elaborada pela Associação de Professores de Português e foi aplicada a nível nacional, tendo sido realizada, segundo dados da organização, por cerca de 500 alunos. 

A lista dos alunos apurados do escalão A (básico) inclui 107 alunos, com 180 ou mais pontos, e a lista do escalão B (secundário) inclui 76 alunos, com 176 ou mais pontos. 

Os  alunos do Escalão A contam-se entre os 45 apurados na Região Norte e as do Escalão B entre os 32 apurados na mesma Região.

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são uma iniciativa conjunta da Associação de Professores de Português (APP) com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária de Camões (ES Camões).

Esta iniciativa visa promover o bom uso do nosso idioma pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica de toda a comunidade educativa face ao uso do Português padrão, aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português de Portugal e, entre outros objetivos, promover a educação linguística e literária no ensino básico e no ensino secundário.

 Mais informações sobre esta competição [AQUI]


 

parcerias