Visita ao Lar Pró-Outeiro: Histórias de uma geração para outra - 10.º E

10E

 

No âmbito do projeto DAC "Todos por todos: Solidariedade em Ação", a turma do 10.ºE viveu uma experiência profundamente enriquecedora, que ficará para sempre gravada na memória e no coração de todos os envolvidos. Neste dia, trocamos as paredes da sala de aula por um cenário diferente, onde as verdadeiras lições foram ensinadas não por livros, mas pelas palavras, pelos gestos e pelos olhares de quem carrega décadas de histórias: os utentes do Lar Pró-Outeiro.

Fomos acolhidos com uma grande hospitalidade, num ambiente onde o afeto e a vontade de partilhar eram evidentes desde o primeiro momento. Os rostos que nos receberam transmitiam curiosidade e alegria, e rapidamente nos sentimos verdadeiramente em casa. Ao longo da tarde, construímos pontes entre gerações, unindo o entusiasmo da juventude à sabedoria da experiência. As atividades foram pensadas para promover o diálogo, a empatia e o convívio. Jogos como cartas, dominó, mikado e bingo transformaram-se em oportunidades para encontros genuínos e momentos de partilha. Entre risos espontâneos e olhares cúmplices, ouvimos histórias de vida, recebemos conselhos e partilhamos emoções. Cada conversa, cada memória contada, tornou-se uma verdadeira lição e reveladora da importância de simplesmente ouvir com atenção e presença.

O dia terminou com um lanche partilhado, preparado com carinho por todos os elementos da turma. Foi um momento de união e de afetos, onde cada gesto de partilha reforçou os laços criados ao longo da visita. Mais do que uma simples atividade escolar, esta visita foi uma autêntica lição de vida. Aprendemos que são os gestos mais simples: um sorriso, uma palavra amiga, uma escuta atenta, que constroem pontes entre pessoas independentemente da idade ou da realidade que as separa.

Saímos do Lar Pró-Outeiro com o coração cheio e com a certeza de que os idosos são guardiões de sabedoria, cujas histórias merecem ser escutadas com respeito e admiração. Levámos connosco as suas palavras, os seus conselhos e aquela expressão tão carinhosa que ficou a ecoar nas nossas mentes.

A turma do 10.ºE deixa um sincero agradecimento ao Lar Pró-Outeiro, pela forma como nos recebeu e por nos ter proporcionado uma tarde verdadeiramente transformadora. Esta experiência ensinou-nos sobre empatia, respeito e o valor do tempo partilhado, valores que levaremos connosco, não apenas como alunos, mas como pessoas mais conscientes e solidárias.
Porque quando duas realidades se cruzam, com verdade e coração, o mundo fica mesmo um pouco melhor.                                                                                                                                                                                                                                                                   | Francisca Bastos e Débora Maia 10.º E

Encontro com Escritores

encontroescritores

O escritor Henrique Pereira visitou as Escolas Básicas do Outeiro, da Ponte e de Ossela, dinamizando sessões de exploração das suas obras “O hipopótamo resmungão” e “Não há duas sem três, mas desta é de vez!”. Foram abordados temas como a partilha, o perdão e a amizade. O autor também explorou objetos que são elementos centrais em algumas das histórias infantis mais conhecidas e explicou como “desconstruiu” algumas das personagens dessas histórias para criar as suas próprias narrativas. Os alunos participaram com muito interesse e curiosidade.

Dia do Patrono marcado por conquistas desportivas!

desportopatrono

No dia do Dia do Patrono do nosso Agrupamento de Escolas, houve um momento de grande orgulho para a comunidade escolar: as equipas femininas de voleibol Infantis B e Iniciadas foram homenageadas com a entrega do troféu e das medalhas de campeãs da fase de Coordenação Local de Desporto Escolar de Entre o Douro e Vouga, sendo que a equipa de iniciadas venceu ainda a fase Inter_CLDE, em Viana do Castelo e está apurada para a respectiva fase regional Norte, a decorrer em Barcelos.

O momento alto da cerimónia foi a entrega simbólica dos troféus conquistados à nossa Diretora, Professora Ilda Ferreira, numa demonstração de gratidão e espírito de equipa por parte das atletas. A abrilhantar esta singela cerimónia, estiveram ainda presentes o Presidente do Conselho Geral, Professor António Santos, o Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Educação, Sr. Rui Cabral, entre outros.

Parabéns às nossas jovens jogadoras, que são um verdadeiro exemplo de dedicação e equilíbrio entre os estudos e a prática desportiva. Um orgulho para toda a comunidade educativa!

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

projetos25