|Provas e Exames 2025 - 2026

ANO LETIVO 2025/2026


 

Projeto eTwinning “Estou Pronto para a Vida: Dando Pequenos Passos” promove autonomia no pré-escolar

etwlacoes

As educadoras Graça Azevedo, Teresa Helena Pinho e Joana Ornelas, da Escola de Lações, dinamizaram com as duas salas de jardim de infância o projeto eTwinning “Estou Pronto para a Vida: Dando Pequenos Passos”, envolvendo as crianças em diversas atividades centradas no desenvolvimento da autonomia e de competências essenciais para o dia a dia.
Numa fase inicial, foi realizada a apresentação da Escola aos restantes parceiros do projeto, identificando o Agrupamento, a cidade e o país, bem como as duas turmas do jardim de infância participantes. Posteriormente, as crianças participaram na criação de um logótipo representativo do projeto, que foi submetido a votação entre todos os parceiros internacionais.
Ao longo do projeto, foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com as rotinas diárias das crianças, com o objetivo de promover a sua autonomia nas tarefas do quotidiano. Uma dessas atividades contou com a colaboração das famílias, que participaram ativamente e realizaram registos das experiências vividas em casa.
No âmbito da educação para a cidadania digital, a educadora Joana Ornelas dinamizou a história “Mais Net Não…”, sensibilizando as crianças para os perigos da internet. Após a exploração da história, foi elaborado um cartaz alusivo ao tema, reforçando a importância de uma utilização segura e consciente das tecnologias desde cedo.
Este projeto revelou-se uma experiência enriquecedora, promovendo aprendizagens significativas através de metodologias ativas e colaborativas.
Gostaríamos, por fim, de expressar um agradecimento especial à mentora Carla Terra, pela orientação, apoio e disponibilidade ao longo de todo o desenvolvimento do projeto.

Crónica de uma Viagem: Entre a História, o Palco e... as Osgas!

cronica

Nos passados dias 24 e 25 de março, as nossas turmas trocaram as secretárias pela estrada numa visita de estudo interdisciplinar que nos levou de Peniche a Lisboa. Foram dois dias intensos, onde a História saltou dos manuais para a vida real (e alguns insetos saltaram para cima de nós).

Ler mais...

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

parcerias