AVISO

Informa-se que houve um problema no email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e foram enviadas mensagens automáticas. 

Solicitamos ignorem mensagens suspeitas encaminhadas por este email no período da manhã de hoje. 

 

Elisabete Tavares

Diretora do Agrupamento


 

Resultados Eleitorais | Associação de Estudantes 2025

eleicaoalunos

Resultados do Desfile de Halloween da Escola

Hallowe’ en Parade

resultadoshall


 

Projetos eTwinning distinguidos com Selo Nacional de Qualidade

projetos com selo de qualidade nacional Carla Terra

 

Ao longo do ano letivo 2024/2025, professores do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, estiveram envolvidos em Projetos eTwinning com escolas parceiras de diferentes países da Europa.
Estes projetos eTwinning, que visam promover a colaboração e inovação educativa europeia, foram distinguidos com o Selo de Qualidade Nacional. 

Na Educação Pré-Escolar - “Spring Through Children’s Eyes” (A Primavera aos olhos das crianças) - Educadoras Joana Ornelas e Susana Pinto.

No 1.º ciclo - “Together we celebrate: a collaborative adventure across Europe” (Juntos celebramos: uma aventura colaborativa pela Europa) - Educadora Sónia Frias, Professores Armindo Oliveira, Márcia Tavares, Anabela Pires, Anabela Almeida, Cláudia Lopes e Sílvia Mugeiro da EB de Outeiro.

“Old, but gold games” (Jogos antigos, mas de ouro) - Joana Pereira da EB de Lações.
Inglês - 1.º ciclo - “Spring/Easter Pictionary” (Dicionário de imagens da Primavera/Páscoa) - Professora Sandra Andrade.

No 2.º ciclo - “ICT: Imagine Coming Together” e “TransMission” - Liliana Amaral.

No Ensino Secundário - “Addition isn’t fiction” (Adição não é ficção) - Alexandra Esteves, Isabel Moutinho e Mário Matos.

Os projetos implementados na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo tiveram o apoio dos mentores eTwinning do Agrupamento, Mário Matos e Carla Terra, que se orgulham do trabalho desenvolvido por todos os professores envolvidos. Além deste apoio, os mentores já realizaram um workshop sobre o eTwinning com vista a motivar outros professores para desenvolverem projetos eTwinning. Realça-se a importância destes projetos no desenvolvimento de competências-chave essenciais para os alunos do século XXI, em linha com o Quadro Europeu de Competências.

Mais detalhes sobre estes projetos premiados podem ser consultados [AQUI]

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

parcerias