Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.


Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

Visita de estudo ao i3S e Laboratório Aberto - Aula Laboratorial

1745 Teresa Valente

Os alunos das turmas A, D, E e F do 11.º Ano, que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia, acompanhados pela Professora Teresa Valente, realizaram no dia 21 de novembro durante a manhã uma visita ao i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde onde tiveram oportunidade de contactar com o mundo da investigação e da sua importância para a evolução científica. Foi neste âmbito que conheceram a investigadora Mariana Osswald que partilhou connosco o trabalho de investigação pós-doutoral, que neste momento desenvolve, com o objetivo de compreender os mecanismos que garantem a arquitetura e integridade dos tecidos em epitélios proliferativos.
Após a pausa para um almoço partilhado nas imediações do Instituto, partimos para o Laboratório Aberto, para a realização da atividade
"Tratamento do Cancro: caracterização genética de Tumores"; nesta atividade os alunos tiveram oportunidade de utilizar algumas Ferramentas da Biologia Molecular, nomeadamente análise de Perfis por Sanger e por Microarrays, e perceber como é que estas técnicas contribuem para a caracterização genética dos doentes e para a determinação das Terapias a aplicar.
Foi um dia muito enriquecedor, com muitas aprendizagens significativas importantes, e muito divertido.

Portimão 2025 - Sessão Regional do Parlamento Europeu dos Jovens

parlamentoeuropeu25

A Voz dos Jovens: Participação na sessão regional do EYP

Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2025, eu, Francisca Bastos, com mais seis colegas Afonso Fazenda, Clara Pinto, Emanuel Fernandes, Mafalda Mortágua, Pedro Alves e Tatiana Borges, dedicados ao debate, à cidadania e ao fortalecimento do espírito europeu, tivemos a oportunidade de participar na Sessão Regional do Parlamento Europeu dos Jovens, realizada em Portimão. Esta experiência representou muito mais do que uma atividade extracurricular, foi uma verdadeira imersão no diálogo democrático, na construção de ideias e no confronto saudável de perspetivas que podem moldar o futuro da Europa.
Acompanhados pela professora Ana Paula Azinheira, conscientes da responsabilidade de representar a nossa comunidade escolar e movidos pela curiosidade de quem procura compreender o mundo para além dos manuais, abraçamos a aventura que o evento proporcionou. Ao longo de três dias participamos em debates colaborativos, ouvimos, argumentamos e aprendemos a encarar cada questão com espírito crítico e respeito pela diversidade de opiniões.
A experiência foi também um espaço de encontro, convivência e crescimento pessoal. Entre momentos de partilha, pequenas conquistas, o nervosismo inicial e o orgulho final, reforçamos a consciência do valor da participação ativa.
No regresso, trouxemos não apenas o cansaço de dias intensos, mas sobretudo a certeza de que o debate informado e a participação ativa são pilares indispensáveis de uma Europa mais justa, mais inclusiva e mais consciente do papel dos seus jovens cidadãos.
Participar no Parlamento Europeu dos Jovens, em Portimão, não foi apenas viver um evento, foi assumir um compromisso. Um compromisso com o pensamento crítico, com a cidadania e com a vontade de contribuir para um futuro em que cada voz conta e em que a voz dos jovens se faz ouvir com força, propósito e esperança.


Autora: Francisca Bastos 11.º E

Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 

   ACD 10 02 IACD10 04 I


No âmbito do projeto Erasmus + , Ensino Escolar, no passado dia 10 de abril, realizou-se uma ação de formação de curta duração que contou com a presença de docentes do pré--escolar, do 1.º ciclo, do grupo de Educação Especial e das técnicas superiores do serviço de Psicologia e Orientação. 

Tendo como mote o curso estruturado " We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom",  realizado pelas educadoras Lídia Paiva e Teresa Lontro em Barcelona, os participantes refletiram sobre necessidades educativas especiais, medidas seletivas e adicionais de apoio e suporte à aprendizagem e estratégias de integração de alunos com perfis de aprendizagem mais específico, nomeadamete alunos com diagnóstico de autismo ou PHDA. 

A sessão teve início com a apresentação da professora Sílvia Mugeiro que partilhou com os formandos a sua experiência de trabalho numa unidade estruturada de autismo. De seguida, as educadoras Lídia Paiva e Teresa Lontro replicaram algumas das aprendizagens que realizaram, em Barcelona, no curso "We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom" , tendo partilhado reflexões e práticas, dificuldades e soluções debatidas ao longo dos seis dias de curso, inteiramente financiado pelo programa Erasmus + .

Foi uma manhã intensa e proveitosa pelo salutar e enriquecedor debate, fundamentado cientificamente pelas psicólogas escolares do Agrupamento, sobre uma temática cada vez mais pertinente nas Escolas, em particular  nas fases iniciais de escolarização. A inclusão, desde a mais tenra idade, passa  por um diagnóstico atempado e pela mobilização de estratégias e recursos adequados para que a criança/aluno consiga realizar aprendizagens.

Mural Digital da atividade Erasmus + em Barcelona [AQUI]

Mais informações sobre o Projeto Erasmus + 2023 [AQUI]

parcerias