Carnaval de OAZ | 2026

 carnavaloaz26

(Clicar na imagem para aceder à galeria de fotografias)

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Escolas esteve muito bem representado no desfile de Carnaval promovido pelo Município. O extraordinário empenho e a inexcedível dedicação de professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação e crianças/ alunos ficaram espetacularmente espelhados no desfile no qual participaram todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento. A imaginação, a criatividade, a beleza das fantasias e, acima de tudo, a alegria dos participantes são o melhor testemunho do modo como a comunidade educativa do pré-escolar e do 1.º ciclo trabalha em prol da qualidade e do bem-estar dos alunos, indo muito para além das aprendizagens curriculares. Parabéns a todos pelo excelente trabalho!

Obrigada a todos os que tornaram a participação do Agrupamento tão notável e tão sinceramente emocionante!


 

”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais” - Conferência pelo Professor Carlos Costa Gomes

 etica

No passado dia 29 de janeiro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas do 12º A, B, D, E e F, acompanhados de vários docentes, tiveram a oportunidade de assistir à conferência com o título ”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais”, dinamizada pelo Prof. Costa Gomes.
Ao longo de 90 minutos, inspirado na Alegoria da Caverna, de Platão, o Professor Carlos Costa Gomes fez uma análise crítica do impacto das redes sociais e dos ambientes digitais na construção contemporânea da perceção da realidade, da verdade e da liberdade humana.
Partindo da analogia entre as sombras da caverna platónica e os conteúdos mediáticos filtrados por algoritmos, que moldam crenças, comportamentos e identidades no espaço digital, estabeleceu uma relação entre a filosofia e ética da Antiguidade e os desafios atuais do mundo digital, levando-nos a refletir acerca da importância de usarmos as redes sociais de forma consciente e assente em valores morais respeitadores da dignidade da pessoa humana, da autonomia moral e da responsabilidade informacional, evitando os seus efeitos negativos a nível da nossa saúde mental.
No final, a maioria dos alunos avaliou globalmente a conferência como muito interessante para o seu desenvolvimento pessoal e muito importante para a aquisição e consolidação de novas aprendizagens.

"Crónicas da Eternidade": Nasce o Jornal Online onde o Presente e a História se Cruzam

jornalpublico

É com grande entusiasmo que anunciamos o nascimento do "Crónicas da Eternidade", um jornal online inovador que surge no coração das disciplinas de História A e B (11.º e 12.º anos) e como projeto interdisciplinar da turma 11.º C para este ano letivo de 2025/26.
A ideia de criar um jornal online foi desenvolvê-lo de raiz, no âmbito das disciplinas de História A e B (ensino secundário), dando corpo a um projeto em que a imprensa é utilizada como recurso pedagógico no ensino da História, e para o qual convidamos toda a comunidade – alunos, professores, funcionários – a contribuir e a registar as suas visões. Quer se trate de uma análise histórica profunda, de um relato da vida escolar ou de um olhar crítico sobre as dinâmicas sociais, cada texto é um fragmento que se soma à grande malha do tempo. Ao escrever, garantimos que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando contra o esquecimento e a indiferença.
Este será apenas o começo de um projeto que se pretende integrador, valorizando a imprensa nas suas mais diversas vertentes, mas sempre assente no pilar de que a imprensa é, de facto, um valioso recurso pedagógico no ensino da História e na sensibilização, por parte dos alunos, dos desafios que o Mundo Atual atravessa.
Jornalismo de Vanguarda no Ensino da História
Este projeto foi edificado de raiz com uma visão profissionalizante e vanguardista. Ao integrar a plataforma PÚBLICO na Escola, o "Crónicas da Eternidade" eleva a imprensa a um recurso pedagógico de excelência, permitindo aos alunos trabalhar as competências de investigação e escrita num ambiente jornalístico real e rigoroso.
Um Espaço de Todos e para Todos
Embora tenha a sua génese na História, este é um jornal integrador e aberto a todas as áreas disciplinares. Queremos que seja um espaço de diálogo polimórfico onde toda a comunidade educativa — alunos, professores e funcionários — possa registar as suas visões.
O teu contributo é essencial. Estamos à procura de:
Análises históricas fundamentadas;
Reportagens e relatos da vida escolar;
Artigos de opinião e olhar crítico sobre os desafios do Mundo Atual.

"Escrever é garantir que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando ativamente contra a indiferença."

Construir o Futuro através da Escrita
Cada edição será um fragmento somado à "grande malha do tempo". O "Crónicas da Eternidade" pretende sensibilizar os alunos para a complexidade do mundo contemporâneo, reforçando o pilar de que a partilha de conhecimento e a cidadania ativa são as melhores ferramentas para construir o futuro.

Este é um projeto dinâmico, construído pelos alunos e para a comunidade, ao longo de todo o ano letivo.

todostemtalento

Na passada sexta-feira, dia 13 de junho, pelas 18h00, realizou-se na Sala Polivalente Ivone Ferreira, a já aguardada Festa “Todos Têm Talento”, promovida pelo Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro. O evento teve como objetivo dar visibilidade aos múltiplos talentos dos alunos, proporcionando um momento de partilha e celebração da criatividade estudantil.
Com uma plateia atenta e entusiasta, composta por professores, alunos e familiares, a festa contou com a participação de diversas turmas do 5.º ao 12.º ano. A diversidade de atuações destacou-se pela originalidade, emoção e empenho demonstrado por cada grupo e artista.
Entre os talentos apresentados estiveram: Maria Eduarda e Maria Francisca Leite, Emanuel Oliveira, Pedro Costa, da turma 5ºA; Valentina, Bia, Lethícia, Vitória, Tatiana, Ana Carolina, Inês e Filipa, da turma 5ºB; Leo Moura da turma 5ºC, Shanaya Fonseca, Kalys Fonseca, André Cabral e José Pinho, da turma 5ºD; alunos do projeto eTwinning, da turma 5ºF; Afonso, Diniz, Juliana, João Gomes; Luna Rodrigues, da turma 7ºB; Márcia Soares, Lourenço, Ana Sofia, Márcia Sá e Noa, da turma 9ªA; Sofia Sousa, da turma 11ºE e Jéssica Santos, da turma 11ºF e Mariana Cunha do 12.º Ano.

A Festa foi, ainda, marcada pela entrega dos prémios aos alunos vencedores dos Concursos dinamizados pelo Departamento de Línguas, sobretudo os dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos que terminaram as aulas neste dia. Os restantes vencedores já tinham recebido os prémios na semana anterior. Assim, foram entregues os prémios das “Ortografias Castrianas”, do PNC (Plano Nacional de Cinema), do Melhor Slogan sobre o “Uso moderado dos Smartphones na escola" e das Olimpíadas da Língua Portuguesa.
A tarde foi marcada por atuações musicais, dança, poemas ditos, apresentação de projetos e outras expressões artísticas que mostraram a pluralidade de talentos existentes na Ferreira de Castro. O ambiente festivo e descontraído reforçou a importância de iniciativas como esta, que valorizam as competências não académicas dos alunos, fomentando o espírito de equipa e a autoestima.
O Departamento de Línguas agradeceu a colaboração de todos os envolvidos e reforçou a intenção de manter viva esta tradição nos próximos anos letivos.

parcerias