Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

etw2025

Alguns alunos da turma 12.ºE estão a participar num Projeto ETwinning internacional, Lifes Skills changes lives, em colaboração com escolas da Turquia, Itália, Roménia, Eslováquia e Polónia, com o objetivo de desenvolver competências interculturais, digitais e pessoais através de atividades colaborativas e partilhas entre pares.

Um Projeto ETwinning é uma iniciativa educativa europeia que promove a colaboração entre escolas de diferentes países, usando as ferramentas digitais da Plataforma ETwinning, acessível apenas a professores e alunos registados, o que garante um ambiente seguro e controlado.
Os participantes comunicam, colaboram e partilham ideias através da Plataforma segura do ETwinning, desenvolvendo atividades conjuntas (vídeos, apresentações, fóruns, questionários, etc.), no sentido de promover a educação europeia e o sentimento de cidadania europeia, desenvolver competências digitais, linguísticas e interculturais e tornar a aprendizagem mais motivadora e colaborativa.
O nosso projeto aborda competências para a vida que transformam a vida das pessoas. Ter competências para a vida torna o nosso dia a dia mais fácil e confortável. Ensinar os alunos a desenvolver pequenas competências para a vida, na escola ou fora dela, é importante. Neste projeto, propomos algumas tarefas aos nossos alunos — como ajudar a família, realizar tarefas domésticas, reciclar, entre outras — e observá-los durante o processo.
O projeto tem como principal finalidade promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, através da aquisição de competências essenciais para a vida, no sentido de ajudar os alunos a reconhecer os seus pontos fortes e fracos, compreender os seus valores e gerir as suas emoções de forma equilibrada, desenvolver a capacidade de fazer escolhas informadas, responsáveis e conscientes, tanto em contexto escolar como pessoal, estimular o pensamento crítico e criativo, capacitando os alunos para lidar com diferentes desafios de forma construtiva, fomentar a expressão clara de ideias, opiniões e sentimentos, bem como a escuta ativa e o respeito pelas perspetivas dos outros, e promover relações saudáveis, espírito de cooperação, trabalho em equipa e empatia nas interações do dia a dia.

Este projeto insere-se numa abordagem educativa que valoriza não apenas o conhecimento académico, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais fundamentais para a vida em sociedade e irá decorrer até ao próximo mês de fevereiro.

parcerias