AAValiacao
 

A Escola do Primeiro Ciclo

EB1 OuteiroNa década de 70, com o aumento do número de alunos devido à expansão urbanística e industrial da zona, a anterior escola tornou-se pequena, tendo inclusivamente sido necessário recorrer, no ano letivo 1974/75, ao arrendamento de um espaço particular para receber duas turmas, que lá permaneceram durante dois anos, em regime de desdobramento. No ano letivo 1975/76, foi colocada, junto ao edifício escolar, uma sala pré-fabricada para colmatar esta situação.

A tendência demográfica e a massificação do ensino apontavam para a premência da construção de novas instalações. A autarquia projetou a construção de um novo edifício, tipo P3 (3 salas), mas a comunidade escolar, pressentindo a necessidade de aumentar o espaço, movimentou-se para que o mesmo passasse de 3 para 4 salas, a fim de que todas as turmas pudessem permanecer no mesmo local e com o mesmo horário. Esta pretensão foi aceite, tendo o edifício sido inaugurado no ano letivo de 1980/1981.

 


 O Jardim de Infância


JI Outeiro

 

O Jardim de Infância do Outeiro está a funcionar na antiga escola primária do Outeiro e comemorou os seus 75 anos no ano 2011.
Por esta escola passou o famoso escultor Alípio Brandão, tendo sido homenageado com um busto numa pequena rotunda perto da escola. O mesmo escultor esculpiu uma peça que está afixada numa parede da sala de aulas, em homenagem à sua professora, Dª Sara.
É uma escola com as condições necessárias para um bom funcionamento necessitando, no entanto, de manutenção e pequenas obras.

Go to top