ErasmusEP ErasmusReg     EduInc logo2  logoEP  AAValiacao NewsLetter4

Menu

LOGIN

açãoestratégica 1O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro é uma das 50 escolas que mais diminuíram o insucesso escolar no ensino básico, de acordo com o estudo publicado pela equipa do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
Neste estudo (disponível em https://app.box.com/s/hlhnowfdjzjh7xkysm3k2fzj2rmh3iyf) analisam-se as fragilidades e as ações estratégicas dos Planos Estratégicos de Promoção do Sucesso Escolar das 50 escolas que mais diminuíram o insucesso escolar no 2.º, 5.º e 7.º ano de escolaridade, entre 2016 e 2018.
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro é um dos 50 agrupamentos referenciados na diminuição das taxas de retenção do 2.º ano e do 7.ºano.
O Plano de Ação Estratégica do Agrupamento incluía cinco medidas de promoção do sucesso escolar: Prevenir para evitar a retenção (1.º ciclo); Programa Tutorial - acompanhamento na transição (5.º ano); Equipa Educativa de Acolhimento-integrar para evitar o abandono; Diferenciar para a equidade- esbater a desigualdade (7.º ano) e Colaborar para Aprender. Os recursos humanos adicionais que, ao longo destes anos, foram atribuídos ao Agrupamento contribuíram significativamente para a eficácia de algumas das medidas propostas.
Atualmente,o Plano de Ação Estratégica do Agrupamento encontra-se em reformulação, visando a proposta de um Plano de Inovação que poderá incluir algumas destas medidas, ajustadas ao novo enquadramento legal e ao novo contexto do Agrupamento, mais focado na melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos do que na diminuição das taxas retenção.



 

Go to top