ErasmusEP ErasmusReg    logo cloa site2  EduInc logo2  logoEP  AAValiacao NewsLetter4

Menu

Caríssimos alunos e caríssimos encarregados de educação, 

 

começou hoje, de forma muito diferente, o 3.º período. Os alunos e os professores vão manter-se à distância e é fundamental que nos organizemos para diminuir distâncias e minimizar o efeito deste isolamento forçado. 

Hoje, dia 14 de abril, os alunos receberam um contacto dos diretores de turma que transmitiram algumas informações gerais. Evidentemente, que o processo de ensino à distância vai ser aperfeiçoado e haverá um esforço de adaptação à situação familiar de cada um. 

As aulas presenciais (síncronas) não necessitam obrigatoriamente de computador. Os alunos poderão aceder ao Encontro (meet) através dos seus smartphones. 

Os professores titulares (1.º ciclo) e os diretores de turma estão a organizar o horário semanal dos alunos o qual contem aulas síncronas (videoconferência) e assíncronas. Este horário semanal deve ser cumprido se os alunos dispuserem de equipamento tecnológico (smartphone, tablet ou computador) e acesso à internet.

Caso isso não aconteça, os alunos terão acesso aos materiais e às orientações em diferido através do acesso a uma plataforma (moodle) podendo, de acordo com a sua disponibilidade, aprender e testar a sua aprendizagem. Nenhum aluno será penalizado por não estar presencialmente numa aula síncrona se tiver uma justificação para isso. 

Os alunos sem equipamento tecnológico e sem acesso à internet terão planos de trabalho adequado à sua situação. Os professores titulares e os diretores de turma tratarão estes casos de forma individual. Na próxima semana, para estes alunos, poderá também ser pensado o recurso à #escola em casa, orientação que será dada pelos professores. 

Solicita-se aos encarregados de educação que aguardem orientações porque tudo isto exige muito tempo principalmente quando cada um está a trabalhar na sua casa para que todos estejamos protegidos. 

No 2.º ciclo, 3.º ciclo na sexta-feira, cada grupo de alunos receberá o seu plano de trabalho e o seu horário semanal. Se houver alguma incompatibilidade ou dificuldade no seu cumprimento, o Encarregado de Educação deverá contactar o diretor de turma para que sejam feitos os ajustes necessários, com calma o, ficando seguros que, embora possa demorar algum tempo, todos os casos estão a ser analisados e ponderados. 

Estão igualmente a ser preparados apoios e salas de estudo on line para ajudar os alunos na realização autónoma neste processo diferente de aprender. 

Todos juntos, com compreensão, diálogo e tolerância, conseguiremos superar este difícil desafio...

Um abraço solidário 

A diretora

Ilda Ferreira

 

 

 

Go to top