ErasmusEP ErasmusReg    logo cloa site2  EduInc logo2  logoEP  AAValiacao NewsLetter4

Menu
O 3.º período começou à distância e assim vai continuar até 26 de junho.
É fundamental manter os alunos intelectualmente ativos e promover a interação regular com os professores e com colegas da turma.
Em teletrabalho, os professores estão a trabalhar intensamente, a fazer formação e a construir novos materiais, adaptando-se a esta nova forma de ensinar, para que os nossos alunos continuem a aprender, respeitando a situação particular de cada família.
É uma tarefa difícil e complexa que exige tempo e muita compreensão e apoio dos pais e encarregados de educação. Não pretendemos que os pais e encarregados de educação sejam professores, pedimos que colaborem com os professores, incentivando os seus educandos a manter-se ativos e empenhados, com uma rotina diária de trabalho.
É natural que os alunos, de repente privados da orientação e do acompanhamento próximo dos professores, experimentem momentos de ansiedade, de frustração que fazem parecer que as tarefas enviadas são excessivas ou desadequadas. Nem sempre será assim!
O desespero e a ansiedade poderão resultar de naturais dificuldades na gestão das tarefas e do tempo sozinhos. Daí a importância do horário semanal, mais ou menos fixo, e do contacto regular com os professores e com o diretor de turma/tutor.
No 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário foram criados emails institucionais, no domínio @esfcastro.pt, para facilitar este contacto e torná-lo mais seguro para todos.
 Em videoconferência, através do Meet da Google, só são aceites contactos deste domínio de modo a prevenir a presença de elementos externos.
No 1.º ciclo também foi dada essa possibilidade aos professores, embora cada um tenha a liberdade para se adaptar à sua turma.  
As formas de contacto com alunos (o email, os chats em grupos privados, as plataformas de ensino à distância adequadas) foram definidas pelos professores e comunicadas a alunos e Encarregados de Educação pelos diretores de turma. Os professores estão atentos às recomendações de segurança e de proteção da privacidade enviadas pelo Ministério da Educação.
O trabalho será gerido e melhorado semanalmente, havendo sempre flexibilidade na gestão das tarefas em função da situação particular de cada aluno. Daí a importância do contacto regular com o professor titular, com o diretor de turma para comunicar qualquer problema, qualquer dificuldade. Estes profissionais estão preparados para orientar os alunos e ajudar os pais e encarregados de educação a encontrar o apoio de que necessitam.
Se o seu filho(a) está com dificuldade na realização de uma tarefa, uma atividade, os professores estão disponíveis para o ajudar. Incentive o seu educando a contactá-los.
Se sente que o seu filho(a) está desorientado, ansioso, a escola dispõe de equipas de apoio que o podem ajudar. Contacte o diretor de turma/professor titular.
Se não sabe usar uma aplicação ou ferramenta informática, a escola tem uma equipa de professores disponível para dar formação a pais e alunosContacte o diretor de turma/professor titular.
Se está com dificuldade em gerir esta situação de isolamento, se tem alguma carência ou dificuldade, a Escola pode ajudá-lo.
Não veja a atividade escolar do seu filho como mais um problema, é importante que o seu educando permaneça intelectualmente ativo neste tempo de isolamento.
 Relembre-lhe a importância de continuar a aprender, transmita-lhe calma e segurança e CONFIE nos professores.
Sempre que tiver dificuldades, não desespere, contacte o professor titular/ o diretor de turma, aguarde calmamente que ele atue, colabore, na certeza de que os alunos que se mantiverem ativos, empenhados na sua aprendizagem, fazendo o melhor que a sua situação permitir, nunca serão prejudicados!
Juntos conseguiremos superar esta época difícil, minimizando os efeitos negativos que a suspensão das atividades letivas presenciais!
Confie nos nossos profissionais (professores e técnicos especializados).
À distância, todos estão empenhados em fazer o melhor possível e, sempre, recetivos a melhorar e a ajudá-lo!
No Portal do Agrupamento (www.aefcastro.netseparador Ensino à Distância, está disponível o nosso Plano E@D (Ensino à Distância) no qual poderá encontrar informações mais pormenorizadas sobre o modo como organizamos esta nova modalidade de ensino incluindo  o E@D.
Oliveira de Azeméis, 20 de abril de 2020
A diretora
Ilda Ferreira

Go to top