aefc 50 anos          erasmuslogo    logo cloa site2  EduInc logo2  logoEP  AAValiacao NewsLetter4

Menu

Caríssimos pais, encarregados de educação e alunos

Como já devem saber, tendo em atenção o estado de emergência pandémica em que nos encontramos, retoma das atividades letivas a partir de 8 de fevereiro decorrerá  em regime não presencial para todos os níveis de ensino. 

Em breve os encarregados de educação serão contactados pela educadora, pelo professor titular ou pelo diretor de turma  para explicitar com maior detalhe os procedimentos a seguir, tendo em atenção o contexto do grupo/turma ou do aluno em particular.

Estes profissionais  serão os gestores pedagógicos de cada grupo/turma e as figuras essenciais em mais esta etapa de distanciamento. Qualquer questão deve ser, em primeiro lugar, tratada por eles.

Os tutores (quando designados) também estarão disponíveis para auxiliar os alunos na gestão das tarefas de aprendizagem. 

Os alunos têm já conhecimento dos procedimentos que serão adotados em regime não presencial na medida em que estes foram divulgados e trabalhados no decurso do ensino presencial.

Em breve serão contactados pelos seus diretores de turma (que recordarão algumas regras de net etiqueta) e pelos seus professores que lhes encaminharão os links para as aulas síncronas (através da plataforma google meet ou zoom meet), sendo obrigatório (por uma questão de segurança) o uso exclusivo do email institucional (metodologia já em uso no agrupamento) nos acessos e nos contactos. 

As aulas síncronas serão complementadas pela utilização da plataforma em uso pela turma (Moodle e/ou Google Classroom ou Classdojo). 

De salientar que, de acordo com o Plano de Ensino a Distância do Agrupamento, procurar-se-á manter a grelha horária da turma, articulando de forma equilibrada momentos de trabalho síncrono e assíncrono, sendo fundamental a manutenção de uma rotina de trabalho que permita a continuação da aprendizagem.

É evidente que haverá alguma flexibilidade, considerando situações familiares específicas , as quais devem ser tratadas com o educador/professor titular/ diretor de turma. 

Salienta-se que os alunos estão obrigados a cumprir o dever de assiduidade nas sessões síncronas e de realização das atividades propostas, nos termos e prazos acordados pelo respetivo docente, salvo situações devidamente justificadas e sinalizadas pelo professor titular ou pelo diretor de turma.

O incumprimento destes deveres implica a marcação de falta injustificada, aplicando-se as sanções previstas no Estatuto do Aluno.

E o incumprimento reiterado destes deveres implica a sinalização do aluno à EMAEI e a mobilização de medidas de apoio e suporte à aprendizagem, incluindo o cumprimento, em regime presencial, de planos individuais de recuperação de aprendizagem.

Esperamos que os encarregados de educação nos ajudem nesta etapa, zelando para que os seus educando cumpram as suas rotinas diárias de trabalho, criando um ambiente propício para as sessões de aula virtual. 

APOIO ÀS FAMILIAS

Para além das atividades letivas em regime não presencial, a escola continua disponível para apoiar as famílias. 

Este apoio, conforme definido na legislação aplicável, consubstancia-se na possibilidade de:

(i) alimentação (alunos de escalão A e B) 

O Agrupamento fornece refeições em regime take away aos alunos que solicitarem. 

(ii) escolas de acolhimento.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro está disponível para acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo dos trabalhadores cuja mobilização ou prontidão para o serviço obste a que prestem assistência aos mesmos de acordo com o definido na Portaria 25-A-2021.

As famílias, de qualquer grau de ensino, que necessitarem deste apoio devem fazer chegar o seu pedido à educadora, ao professor titular, ao diretor de turma ou diretamente à Direção (256 666 070). 

Relembramos igualmente que as nossas técnicas especializadas (psicólogas e educadora social) se encontram disponíveis para apoio aos alunos e às famílias que dele necessitarem.

As psicólogas e a educadora social do Agrupamento encontram-se disponíveis para apoiar alunos e famílias. Quem necessitar, pode contactar telefonicamente a escola-sede (256 666070) ou dirigir um email às técnicas de cada serviço:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  (Serviço de Psicologia e Orientação);
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Gabinete de Apoio ao Aluno); 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Educadora social); 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Psicóloga projeto Ser +Feliz)

Estamos distantes fisicamente, mas próximos no cuidado e na atenção. 

 Em caso de dúvida, contactem! Se necessitarem de ajuda, contactem.

Faremos o possível para ajudar e para tornar menos difícil este tempo de isolamento.

A diretora 

Ilda Ferreira

Go to top