aefc 50 anos                                                                                  premioferreiradecastroAAValiacaoerasmuslogoparceriaslogo cloa site2

AEFC nas redes sociais  facebook  instagram

Menu

WhatsApp Image 2021 11 17 at 08.45.39

A representação teatral “Payassu – O verbo do Pai Grande”, protagonizada e encenada por Marcelo Lafontana e representada no dia 4 de novembro de 2021, apresenta de uma forma lúdica e original o “Sermão de Santo António” escrito por Padre António Vieira.

Fontana inicia o espetáculo através de um diálogo com os ouvintes, um aspeto necessário, já que explicita o seu objetivo de pregar o Sermão de forma divertida e estabelece algumas regras de conduta. Além disso, garante à audiência que, durante o espetáculo, não sentirá, realmente, em relação ao seu público a fúria que Padre António Vieira sentia em relação ao seu auditório.

Posteriormente, a estratégia persuasiva transmitida pelo olhar, pelos gestos, pela entoação, ora irónica, ora séria, cativou o auditório, tornando-o inquieto e atento à dramatização. Desta forma, a sua excelente interpretação contribuiu para um melhor entendimento da obra, permitindo aos alunos uma viagem no tempo até aos vícios da sociedade de então e expressos na luta do Padre António Vieira no campo religioso, político e social.

Assim, e embora o texto base fosse do século XVII, a interpretação do mesmo foi interessante e divertida, e permitiu uma melhor compreensão do sermão apresentado.

[adaptado de] Ana Santos e Leonor Costa do 11º B e Inês Oliveira e Roberto Ferreira do 11º G

Go to top