aefc 50 anos                                                                          seloeqavet        premioferreiradecastroAAValiacaoerasmuslogoparceriaslogo cloa site2

 AEFC nas redes sociais  facebook  instagram  logoyoutube

Menu

visita1 No dia 2 de dezembro a turma B do 11º ano, e uma aluna do 11º E, juntamente com a professora de   Biologia e Geologia, Alexandra Esteves, foi até ao Laboratório Aberto do IPATIMUP com vista à   realização da atividade “Código da Vida: O Criminoso”.

 Citando um dos investigadores e responsáveis pela coordenação deste projeto: “Só é possível fazer   ciência se esta estiver ao alcance daqueles que a querem fazer. Se os mais jovens tiverem a   possibilidade de poder mexer, irão certamente, percorrer caminhos bem mais direcionados.

 À chegada a turma foi recebida numa sala de reuniões, onde foi feita uma introdução teórica sobre   algumas das técnicas utilizadas em biologia molecular, as quais seriam postas em prática durante a   atividade laboratorial.

 De seguida a turma foi dividida, conforme os turnos das aulas de Biologia e Geologia, e passou-se à   atividade prática. Cada aluno aprendeu a manusear uma micropipeta e a sua amostra de DNA foi   cortada com duas enzimas de restrição para a obtenção de fragmentos com um número de pares de   base característico de cada pessoa. Os fragmentos obtidos para cada suspeito foram sujeitos a PCR e   postos a correr numa tina de eletroforese. No final compararam-se os resultados com os do DNA   recolhido no local do crime com vista à descoberta do suspeito provável.

 Como balanço os alunos referiram que “A atividade foi muito enriquecedora e suscitou, ainda mais, o   gosto pelas ciências e pelo trabalho laboratorial”.

separador

Go to top