seloeqavet        premioferreiradecastro AAValiacao erasmuslogo parceriaslogo cloa site2

 AEFC nas redes sociais  facebook  instagram  logoyoutube

Menu
feiradolivro
Livros. Books. Livres. Libros. Bücher. Muitos.
E muitos leitores!

Foi o que ficou provado ao longo da semana em que decorreu a tradicional e tão aguardada Feira do Livro da Ferreira de Castro, organizada pelos professores do Departamento de Línguas, com a colaboração da Biblioteca Escolar Clara Brandão.

Tivemos sempre casa cheia e, fruto das contingências impostas pela malfadada COVID 19, foi preciso limitar as entradas para respeitar as regras sanitárias e evitar acidentes indesejados. No entanto, todos compreenderam e os que estavam dentro foram saindo para dar lugar aos que queriam entrar.

A azáfama foi grande, mas os professores deram conta do recado! Entre os que têm mais jeito para fazer embrulhos, os que não precisam de calculadora para fazer as contas e os que “têm olho” para ajudar os alunos a escolher livros e lembrar que “é preciso desinfetar as mãos à entrada”, todos se envolveram com afinco.

Mãos pequenas e grandes folhearam livros, levaram livros de um lado para o outro, reservaram livros (os mais pequeninos queriam “requisitar”), pediram ajuda para escolher (“ajuda-me a escolher um livro? Eu tenho este dinheiro…”, “Eu queria comprar um livro para a minha mãe…”, “Este vai direitinho para o meu pai…”), outros sabiam bem o que queriam e iam direitinhos à nossa “caixa registadora improvisada”. Embrulhámos centenas de livros de todos os géneros, infantis, juvenis, romances históricos e fantasiosos, policiais, histórias de amor, histórias tristes e alegres, histórias para adormecer e acordar, para saber mais e para rir, tendo a nossa secção low-cost feito um grande sucesso!
Ficámos com a ideia de que, afinal, esta gente nova lê, desde que o incentivo aconteça. E na Ferreira ele acontece!

Temos que agradecer aos alunos, do 2º ano,  do Curso Profissional Técnico Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, a ajuda na montagem das mesas, e na produção multimédia (luzes, som) para o espaço ambiente durante a Feira, e à professora Fátima Leite que desenhou as caricaturas nos nossos já famosos tijolos segura-livros.

No fim das contas, a Biblioteca da Escola vai ficar mais rica, pois a parte do lucro da venda dos livros que cabe à organização é convertida em novas aquisições, que os alunos poderão requisitar ao longo do ano e usufruir do prazer que é ler um livro!
separador
 

_______________________________________________

renovaçãomatriculas


  • RESUMO [AQUI]
  • INFORMAÇÃO DETALHADA [AQUI]
  • Comunicação: Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo: De acordo com o despacho normativo n.º 4209-A/2022, de 11 de abril, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 19 de abril e o dia 16 de maio o período normal de matrículas para a Educação Pré-Escolar e para o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Consultar mais informação [AQUI]
Go to top