seloeqavet        premioferreiradecastro AAValiacao erasmuslogo parceriaslogo cloa site2

 AEFC nas redes sociais  facebook  instagram  logoyoutube

Menu
Amesterdão

 67 alunos do 12.º ano da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, acompanhados pelos professores de inglês Júlia Lopes, Ângela Costa, Ana Oliveira e Isabel Moutinho,  visitaram e exploraram a capital holandesa, Amesterdão.

Depois de um longo dia no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e de uma merecida noite de descanso, o primeiro dia em Amesterdão foi marcado por uma visita ao Museu da Anne Frank, um passeio pela Dam Square, a praça onde se encontra o Palácio Real e que está repleta de lojas e comércio, e por um cruzeiro pelos famosos canais de Amesterdão. No final do dia, percorremos a Rembrandt Square, outra das conhecidas praças da cidade, e os alunos puderam explorar os arredores da mesma autonomamente.

No sábado, os alunos e professores conheceram o museu Madame Tussaud’s, repleto de figuras de cera de ilustres celebridades e figuras políticas de todo o mundo. Durante a tarde, visitou-se o notável RIjksmuseum e caminhou-se pela Leidseplein, outra das célebres praças da cidade onde os alunos puderam visitar a loja do Hard Rock Café e trazer algumas lembranças. De noite, depois do jantar, caminhámos pelo Red Light District, que é conhecido como a marca característica da Amesterdão noturna e faz parte da cultura da região.

Domingo foi dia de nos surpreender com mais um museu: o museu Stedelijk. Este museu contemporâneo, baseado na arte moderna, mostrou aos alunos e professores o epítome do que é novo e impressionou através da sua imprevisibilidade e atualidade.

Depois da visita ao museu, foi possível explorar a Museumplein, praça onde estava inserido o museu  Stedelijk e onde estão também situados outros museus, como o Museu Van Gogh. Durante o almoço, deambulámos pelo  mercado das Flores, que está também inserido na cultura de Amesterdão, que é conhecida pelas suas tulipas. Depois, enquanto alguns alunos passeavam pelas ruas de Amesterdão, outros puderam visitar a Johan Cruyff Arena, o estádio oficial do clube de futebol Ajax. Para terminar o dia, os alunos e professores caminharam pelas ruas de Amesterdão, visitando a Oude Kerk, uma famigerada Igreja, e concluíram a jornada com uma travessia de ferry desde a Estação Central do metro até ao Eye Filmmuseum.

Segunda-feira foi o último dia na cidade. Após um passeio pelo Vondelpark, um conhecido parque situado perto da Leidseplein, foi hora de regressar ao aeroporto e voltar a Portugal. Depois de 3 dias marcados por quilómetros de caminhada, inúmeras viagens de metro e visita de magníficos locais, estava na hora de regressar a Oliveira de Azeméis, e descansar desta longa, mas inesquecível, viagem a Amesterdão.

artigo da autoria de Miguel Paiva, aluno do 12.ºA

 

 separador

_______________________________________________

renovaçãomatriculas


  • RESUMO [AQUI]
  • INFORMAÇÃO DETALHADA [AQUI]
  • Comunicação: Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo: De acordo com o despacho normativo n.º 4209-A/2022, de 11 de abril, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 19 de abril e o dia 16 de maio o período normal de matrículas para a Educação Pré-Escolar e para o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Consultar mais informação [AQUI]
Go to top