Dezoito alunos do 2.º e do 3.º anos dos Cursos Profissionais ( 1 aluno do Curso Técnico de Apoio à Infância, 3 alunos do Curso Técnico de Ação Educativa, 6 alunos do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 6 alunos do Curso Técnico de Gestão e 2 alunos do Curso Técnico de Design) encontram-se em CORK, na Irlanda, para realizar 200 horas de Formação em Contexto de Trabalho, usufruindo de uma oportunidade única de internacionalização e enriquecimento cultural e linguístico graças ao programa Erasmus +.
A partida ocorreu na madrugada de 18 de abril, tendo os alunos rumado à Irlanda acompanhados pelos professores António Paiva e Edgar Borges.
Entre 18 abril e 19 de maio, de acordo com o perfil de cada aluno/curso, os alunos vão trabalhar em diferentes áreas: design gráfico, informática, apoio à infância e comércio.
CorK é a segunda maior cidade da Irlanda e situa-se a apenas 250 quilómetros de distância de Dublin, a capital. Destaca-se como a cidade da música e dos castelos. Situada perto da costa sudoeste da Irlanda, é uma cidade universitária que tem seu centro em uma ilha no rio Lee e é ligada ao mar pelo Cork Harbour.
Cork é o coração da indústria no sul da Irlanda. A principal atividade industrial é a farmacêutica, com a Pfizer Inc e a Novartis, que asseguram muitos empregos para a região. Cork é também a sede europeia da Apple Computer, onde se produzem os seus computadores. A EMC Corporation tem 1.600 trabalhadores empregados nos seus 52.000 metros quadrados, produzindo os seus serviços técnicos.
A preparação de uma mobilidade é um processo longo, muito exigente e trabalhoso. Um teste à capacidade de resiliência, coragem e capacidade de decisão. Só possível graças à colaboração e envolvimento de um conjunto vasto de pessoas e entidades - entre outros, diretores de turma/curso dos alunos envolvidos, Serviços Administrativos, professor Vítor Amorim, professores que acompanham os alunos, Direção e Equipa do projecto, a que a coordenadora do projecto deixa um profundo agradecimento.
Durante a sua estadia, os alunos estarão acompanhados por mais seis docentes do Agrupamento, Conceição Tavares, Ana Oliveira, Isabel Moutinho, Isabel Silva, Maria José Silva e Fátima Leite, que se deslocarão semanalmente a Cork para acompanhar o desenvolvimento da formação profissional dos alunos.
Em Portugal, alunos e encarregados de educação são acompanhados pela coordenadora do projeto Erasmus + VET, Ilda Figueiredo, pela professora Conceição Tavares e pela psicóloga afeta ao projeto, Catarina Carvalho.
A Direção do Agrupamento acompanha e apoia o desenvolvimento deste projeto, estando mais diretamente envolvidas a Diretora, Ilda Ferreira, e a subdiretora, Elisabete Tavares.
