seloeqavet        premioferreiradecastro AAValiacao erasmuslogo parceriaslogo cloa site2

 AEFC nas redes sociais  facebook  instagram  logoyoutube

Menu
No âmbito do projeto DAC do 10º C/D, subordinado ao tema “Voluntariado em OAZ: ajudar é aproximar!”, a turma decidiu escolher instituições do concelho nas quais pudessem dar algum tipo de ajuda.
dac111
 

Assim, centraram a sua intervenção no Centro Social e Paroquial de S. Miguel, na Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro e num trabalho de limpeza no parque de La Salete.
Na primeira instituição e devido às restrições causadas pela pandemia, a interação com os idosos foi inicialmente negada. Apesar disso, os alunos decidiram continuar a contribuir, recolhendo bens não perecíveis e de higiene para doar ao espaço. No dia 7 de abril, pelas 8:30, um grupo de 5 alunos foi calorosamente recebido pelo diretor da instituição, Sr. João Araújo, e mais duas residentes, junto dos quais fizeram a entrega dos bens recolhidos. Felizmente, foi-lhes permitida a entrada a uma área restrita onde puderam conhecer uma parte das instalações, nomeadamente o refeitório e a sala de estar, bastante acolhedores, onde os idosos passam uma grande parte do seu dia. Puderam ainda interagir com alguns residentes, que estavam a fazer as suas atividades diárias, nomeadamente uma senhora com 105 anos de idade.
Pelas 10:30, rumaram à Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro. Nesta instituição, um grupo de 4 alunos dinamizou um conjunto de atividades destinadas a envolver os residentes e a proporcionar-lhes alguns momentos de alegria e interação com os mais jovens. Foi um momento muito agradável e foram muito bem acolhidos pela Dr.ª Frederica, que ajudou imenso na dinamização das atividades.
Após o almoço, a turma dirigiu-se ao parque de La Salete para ajudar a limpar os caminhos e as ruas e fez-se a recolha de algum lixo pelo caminho.
Já no parque, separaram-se em grupos para apanharem mais lixo de forma rápida. Felizmente, o parque já estava bastante limpo, porém conseguiram apanhar alguns resíduos, como: plástico, confettis, paus de gelado e maioritariamente cigarros. No fim, todos se reuniram no ponto de encontro estabelecido, para juntar os sacos e depositá-los nos contentores.
Regressaram à escola cansados, mas satisfeitos e orgulhosos do trabalho realizado ao longo do dia.

Os alunos do 10º C/D
separador
 

_______________________________________________

renovaçãomatriculas


  • RESUMO [AQUI]
  • INFORMAÇÃO DETALHADA [AQUI]
  • Comunicação: Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo: De acordo com o despacho normativo n.º 4209-A/2022, de 11 de abril, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 19 de abril e o dia 16 de maio o período normal de matrículas para a Educação Pré-Escolar e para o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Consultar mais informação [AQUI]
Go to top