seloeqavet        premioferreiradecastro AAValiacao erasmuslogo parceriaslogo cloa site2

 AEFC nas redes sociais  facebook  instagram  logoyoutube

Menu
COIMBRA
Uma cidade cheia de história e de lágrimas
coimbra9c

No dia 28 de abril, fizemos uma visita à cidade de Coimbra, mais especificamente aos lugares Portugal dos Pequenitos, Quinta das Lágrimas e Exploratório - Centro Ciência Viva.
No Portugal dos Pequenitos, tivemos uma pequena aula de História sobre o Estado Novo e o porquê de terem construído este parque temático. Esta réplica de Portugal em miniatura foi construída com o propósito de mostrar ao mundo e à população portuguesa que Portugal não era pequeno e  tinha muitos territórios espalhados pelo mundo cheios de cultura. No parque, para além das réplicas de monumentos nacionais mais significativos (Convento de Cristo de Tomar, Mosteiro da Batalha, etc.),  existem igualmente réplicas de muitas casas típicas de cada região do país, assim como representações monumentais e culturais das então províncias em África, na Ásia, e também dos arquipélagos dos Açores e da Madeira. É um local muito divertido, já que podemos entrar nas casinhas, ver as diferenças de construção e espreitar pelas janelinhas como gigantes.

De seguida, fomos almoçar na Quinta das Lágrimas que é palco do amor mais famoso e trágico da História de Portugal, imortalizado por Luís de Camões. Esta quinta está intimamente ligada aos amores proibidos de D. Pedro e Inês de Castro. Naquela época, o local era só mata e existia uma pequena cabana para caçadores. D. Pedro e Inês encontravam-se aí com o objetivo de fugir do povo e da reprovação do rei. Quando o rei soube, mandou assassinos para matar a Inês e, segundo a lenda, morreu perto de uma fonte, a Fonte das Lágrimas, tendo ficado gravado numa rocha do fundo da fonte uma mancha do seu sangue. Depois de almoçar, vimos/ouvimos uma leitura dramatizada sobre esta mesma história, sob o fundo verde do parque, bonito, exótico, com espécies arbóreas raras e muito relaxante.

Por fim, fomos visitar o Exploratório – Centro Ciência Viva, foi muito interessante e divertido. Vimos um pequeno filme sobre a “Seleção Natural” e a história de Charles Darwin, que foi um naturalista importantíssimo para a compreensão dos diferentes tipos de espécies espalhadas pelo mundo. Percebemos que a espécie humana faz parte da árvore da vida assim como todos os outros seres vivos, e que não somos nem superiores nem inferiores quando comparados eles. Como última atividade, fomos explorar a exposição “Em forma com a Ciência” onde aprofundámos o nosso conhecimento sobre o corpo humano, com atividades dinâmicas relacionadas com os diferentes sistemas do organismo.
Enfim, um passeio inesquecível, cheio de aventuras e de calos nos pés. Já tínhamos saudades destas atividades e, agora, choramos por mais.

Texto de Carolina Gonçalves, 9.º B
separador
 

_______________________________________________

renovaçãomatriculas


  • RESUMO [AQUI]
  • INFORMAÇÃO DETALHADA [AQUI]
  • Comunicação: Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo: De acordo com o despacho normativo n.º 4209-A/2022, de 11 de abril, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 19 de abril e o dia 16 de maio o período normal de matrículas para a Educação Pré-Escolar e para o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Consultar mais informação [AQUI]
Go to top