seloeqavet        premioferreiradecastro AAValiacao erasmuslogo parceriaslogo cloa site2

 AEFC nas redes sociais  facebook  instagram  logoyoutube

Menu
IMG20220603112611
As alunas Joana Barbosa, Gabriela Baltazar, Margarida Santos e Rafaela Baltazar,atualmente no 10.º ano,  acompanhadas pela professora Alice Matos, estiveram em  três dias em Bruxelas onde viveram uma experiência inesquecível. Vencedoras do Prémio Mário Soares, edição 2021, estas alunas puderam conhecer esta extraordinária cidade europeia e discursar no Parlamento Europeu. 
Acompanhadas por deputados do PS, estas alunas conviveram com outros vencedores provenientes dos Açores, da Madeira, de Marrazes e de Alverca do Ribatejo num total de 20 alunos e 4 professores. 
Dinamizado pela Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu, Grupo S&D - Associação de Deputados, o Prémio Mário Soares é atribuído anualmente e destina-se a laurear os estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e, este ano letivo, aberto também a alunos do Ensino Secundário pelos trabalhos realizados no âmbito da valorização da dimensão europeia da cidadania.
No Parlamento Europeu, no edifício Paul Henri SpaaK, a receção do grupo contou com a presença dos eurodeputados Maria Manuela Leitão Marques e Pedro Marques, vice-presidente da bancada parlamentar dos socialistas europeus, depois de elogiarem a qualidade dos trabalhos, apelaram aos premiados a importância de irem desenvolvendo o gosto pela participação ativa. A visita incluiu ainda o Hemiciclo, alguns outros espaços do Parlamento Europeu, a Casa da História Europeia e o Parlamentarium. No jantar da primeira noite, no Ellis Gourmet Burguer, tivemos o prazer de poder conversar e ouvir os eurodeputados Carlos Zorrinho e Isabel Carvalhais; no almoço do segundo dia, juntaram-se a nós o eurodeputado Pedro Marques e um dos seus assessores. Durante estas refeições, os alunos questionaram os anfitriões sobretudo sobre a sua carreira política e sobre o seu contributo para tomadas de decisões relacionadas com temas como a guerra na Ucrânia, o ambiente …
Para além de tudo o que já foi referido, é de salientar o convívio entre alunos e professores.
Por fim, um merecido agradecimento à Diretora da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, a professora Ilda Ferreira, à Subdiretora, a professora Elisabete Tavares e ao Dr. João Ferreira da Cruz, coordenador da delegação no Parlamento Europeu que tornaram possível a nossa deslocação, sem o seu contributo e simpatia tudo teria mais difícil e certamente, menos enriquecedor.
 
separador
 

_______________________________________________

renovaçãomatriculas


  • RESUMO [AQUI]
  • INFORMAÇÃO DETALHADA [AQUI]
  • Comunicação: Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo: De acordo com o despacho normativo n.º 4209-A/2022, de 11 de abril, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 19 de abril e o dia 16 de maio o período normal de matrículas para a Educação Pré-Escolar e para o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Consultar mais informação [AQUI]
Go to top