AAValiacao
 

JICruzeiroNo ano letivo de 1998/1999, foi criado o Jardim de Infância da Ponte, que iniciou o seu funcionamento com crianças a 4 de dezembro de 1998, ocupando uma das salas da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Ponte, situada no Lugar do Salgueiro, Santiago de Riba-Ul.
Com a reestruturação da rede escolar para o ano letivo 2007/2008, este Jardim de Infância teve de mudar de instalações, passando a ocupar o edifício da extinta Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Igreja, situado na Rua Visconde Santiago, nº 481.
Manteve, entretanto, a mesma denominação, que veio a ser oficialmente alterada para Jardim de Infância do Cruzeiro, Santiago de Riba-Ul, facto que foi dado a conhecer aos Pais e Encarregados de Educação em reunião ocorrida a 8 de setembro de 2008.
A freguesia de Santiago de Riba-Ul era dotada, desde 1 de dezembro de 1873, de uma escola para o sexo masculino com capacidade para cem alunos,localizada no Lugar da Aguincheira e que funcionava num edifício que ocupava o espaço onde atualmente está localizada a Junta de Freguesia.Reconhecendo a necessidade de instrução também para as futuras mulheres da terra, um grupo de ilustres santiaguenses mandou construir um edifício para funcionar a escola do sexo feminino. Esta iniciativa deveu-se aos beneméritos santiaguenses, Dr. João Nepomuceno Rebello Valente e ao Visconde de Santiago de Riba-Ul, José Joaquim Godinho, que contaram com donativos de amigos, tanto da terra, como do Brasil, para a concretização da Casa Escola do Sexo Feminino de Santiago de Riba-Ul. A inauguração deste edifício data de 1877. Desde essa altura, até aos anos sessenta do século passado, funcionou como escola feminina, tendo, posteriormente, funcionado como posto da Telescola
O edifício do Jardim de Infância mantem todo o traçado original, podendo ter apenas perdido algum espaço exterior ao longo destes 134 anos de vida.

Go to top