
A Escola Ferreira de Castro participou, mais uma vez, no Bebras – Desafio Internacional de Pensamento Computacional, edição de 2025, que decorreu entre 10 e 28 de novembro. Esta iniciativa contou com a participação de 792 escolas, de 26 distritos e regiões, envolvendo cerca de 150 000 alunos a nível nacional.
A nossa Escola esteve representada por 473 alunos, distribuídos por vários ciclos de ensino, registando-se resultados de grande destaque, que refletem o empenho, a dedicação e as competências dos nossos alunos na área do pensamento lógico e computacional.
Os principais resultados obtidos foram:
- 2.º ciclo:
- 2 alunos no Top 10
- 13 alunos no Top 25
- 3.º ciclo (7.º e 8.º anos):
- 11 alunos no Top 10
- 37 alunos no Top 25
- 9.º e 10.º anos:
- 2 alunos no Top 10
- 21 alunos no Top 25
- 11.º e 12.º anos:
Esta atividade foi dinamizada pela professora Margarida Cruz, tendo sido implementada em contexto de sala de aula pelos professores de Informática, nas respetivas disciplinas, pelos professores de Matemática do 10.º ano e pelo professor de MediaArt, promovendo uma abordagem interdisciplinar ao pensamento computacional.
A participação e os excelentes resultados alcançados são motivo de grande orgulho para toda a comunidade educativa. Parabéns a todos os alunos e docentes envolvidos! 👏

Fomos "Cantar os Reis" pelas ruas de Santiago e terminámos no Lar onde os idosos também nos cantaram algumas canções da sua infância! Estes encontros, que envolvem a interação entre pessoas de diferentes idades, oferecem oportunidades únicas para troca de conhecimentos, valores e experiências! A iniciativa promoveu o contacto com as tradições populares e proporcionou momentos de partilha entre crianças, educadores e a comunidade local.

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).
PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!” está a ser implementado pela Educadora Sónia Costa, do JI de Outeiro, sala 2. A proposta do mês de novembro foi a criação da “Colcha da Amizade” que contou com a colaboração de todos os pais das crianças deste grupo, com uma decoração alusiva ao tema “Amizade” num tecido.
Na sala, reciclou-se papel para o trabalho de grupo e aproveitou-se paus de espetada e restos de cartolina. Em dezembro, a nossa contribuição foi a criação de letras para um calendário digital, onde estiveram envolvidos todos estes países. Aproveitaram-se folhas, conchas, lãs, papel crepe, botões, massinhas …, para este trabalho. Janeiro é o mês das esculturas. Neste momento, já se fez pesquisas de vários artistas, como Leonardo da Vinci, Van Gogh, Wassily Kandinski, Kazimir Malevich e Paula Rego, e alguns museus como o LOUVRE.
É com enorme admiração e entusiasmo que as crianças visualizam os seus trabalhos e os dos colegas no TwinSpace, surgindo interesse em localizar os países envolvidos no Mapa Mundo.
Esperam-se resultados como a melhoria da cooperação, empatia e comunicação entre as crianças; o desenvolvimento do pensamento criativo e da coordenação motora fina; o aumento da consciência ambiental e do senso de responsabilidade e o fortalecimento do entendimento intercultural por meio da arte compartilhada.
No final do projeto, será realizada uma exposição digital e criado um livro de histórias, internacional, apresentando todas as obras de arte conjuntas.
Para a educadora de infância, Sónia Costa, participar neste projeto tem contribuído para o seu desenvolvimento profissional contínuo e facilitado a atualização da sua prática pedagógica, explorando novas metodologias e partilha de conhecimentos e experiências com colegas de toda a Europa.
Processo eleitoral para os representantes do pessoal docente, não docente e dos alunos ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029
PROCEDIMENTO ELEITORAL - DIA DE 21 DE JANEIRO - SALA 1
LISTAS CANDIDATAS PARA REPRESENTANTES DOS ALUNOS, DO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE ==> [aqui]
Consultar:

Nos dias 6 e 7 de janeiro, os alunos da Escola de Lações acompanhados por professores e funcionários, percorreram os arredores da Escola para cantar os Reis, mantendo viva esta tradição tão especial.
Apesar do frio e de algumas ameaças de chuva, a atividade decorreu com grande entusiasmo e espírito de partilha. As vozes dos alunos levaram alegria à comunidade envolvente, reforçando valores como a convivência, a cultura e o sentido de pertença.
Esta iniciativa proporcionou momentos de aprendizagem e convívio, assinalando o início do novo ano de forma significativa e alegre.

No dia 8 de janeiro, entre as 10h10 e as 13h25, realizou-se na nossa escola a Sessão Escolar do Ensino Básico do Parlamento dos Jovens, um momento importante para promover a cidadania ativa e a participação democrática entre os nossos alunos.
A sessão contou com a presença dos 31 deputados eleitos e foram novamente analisadas e debatidas as medidas das várias listas. Posteriormente, os candidatos, divididos em comissões de trabalho, formularam propostas de eliminação, junção ou alteração de medidas que, depois de aprovadas, integraram o projeto de recomendação a levar à Sessão Distrital.Os deputados votaram ainda para eleger os representantes da Escola para a fase seguinte.
Para dirigir os trabalhos da sessão, foram eleitos os elementos da Mesa da Sessão Escolar:
- Vasco Xará – Presidente
- Lia Figueiredo – Vice-Presidente
- Leonor Costa – Secretária
Após um debate construtivo e votação, foram escolhidos os deputados para a Sessão Distrital:
- Vasco Xará e Lia Figueiredo – Deputados efetivos
- Inês Xavier – Deputada suplente
Destacamos ainda que o deputado Vasco Xará foi eleito como candidato à mesa da Sessão Distrital, um reconhecimento do seu empenho e capacidade de liderança.
O tema que a nossa Escola levará como proposta para a próxima edição do Parlamento dos Jovens é “Igualdade de Género”. Este tema permite aos alunos refletir sobre direitos, oportunidades e desafios ainda existentes, incentivando o respeito pela diversidade, o pensamento crítico e a participação ativa na construção de um futuro com igualdade para todos.
Este projeto é uma excelente oportunidade para os jovens compreenderem melhor o funcionamento das instituições democráticas e o papel que cada um pode desempenhar na vida pública.
Parabéns a todos os envolvidos pelo entusiasmo e dedicação demonstrados! A voz dos jovens constrói o futuro!
A equipa do Parlamento dos Jovens

Alunos Vivem Experiências Interativas e Artísticas
Na manhã de quinta-feira, a turma realizou uma visita ao Museu dos Cinco Sentidos, no Porto, onde participou numa experiência imersiva dedicada à perceção humana.
Durante a atividade, os alunos exploraram diferentes instalações que estimulam os cinco sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato, aprendendo de forma prática como o corpo interpreta o mundo à sua volta. A visita permitiu contactar com experiências sensoriais interativas, tornando o processo educativo mais dinâmico e envolvente.
À tarde, o grupo seguiu para o Museu Nacional Soares dos Reis, também no Porto, aprofundando os seus conhecimentos sobre arte e património.
No museu, os estudantes observaram peças de pintura, escultura e artes decorativas, conhecendo melhor a obra de artistas portugueses e a evolução da arte ao longo dos séculos.
A visita guiada ajudou a compreender o valor histórico e cultural das coleções, promovendo a reflexão sobre diferentes formas de expressão artística.
O dia terminou com um forte sentido de enriquecimento cultural, permitindo aos alunos unir aprendizagem, observação e participação ativa em dois espaços culturais de grande relevância para a cidade do Porto.
Jessica Silva, Daniela Santos e Luana Silva - 12.ºTD